Comid pede regulamentação do Fundo Municipal do Idoso

Publicada em 25/04/2013 às 11:14

Representantes do Comid (Conselho Municipal do Idoso) estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (24) com o prefeito Pedro Bigardi. A presidente do Comid, Rosângela Aparecida dos Santos Batisttioli, fez um breve panorama da atual situação do conselho. “Aproveitamos para pedir agilidade na regulamentação da lei do Fundo Municipal do Idoso, pois, no ano passado, perdemos R$ 80 mil e mais R$ 100 mil de uma instituição bancária por não termos”, explicou.

Mais
Coral Municipal lança projeto para alunos de cursos noturnos
Traviú pode ser o primeiro bairro a ter ‘Vizinhança Solidária’

Conselheiros solicitam a criação do Fundo Municipal do Idoso

Conselheiros solicitam a criação do Fundo Municipal do Idoso

O encontro foi acompanhado pelo promotor de Justiça Flamínio Silveira Amaral Júnior, o chefe de gabinete Wagner Soares e pelos coordenadores municipais Eginaldo Honório (Conselhos Municipais) e Cláudia Regina Sartori (Idosos).

A verba, segundo ela, seria utilizada para um diagnóstico da situação do idoso no município que vai possibilitar direcionar os projetos a serem desenvolvidos. Sobre o Fundo, Eginaldo Honório sinalizou que o processo está em andamento e nas próximas semanas algumas definições estarão disponíveis.

Sobre esta questão, a coordenadora municipal, Cláudia Sartori, disse que há um estudo realizado em 2007. “É um material bem denso. Apesar de desatualizado, o crescimento foi proporcional”, comentou. O prefeito Pedro Bigardi sinalizou que estes dados servirão como um ponto de partida para o novo cadastro que será iniciado.

Formação
Um outro tema debatido na reunião foi o preparo e formação dos conselheiros municipais. Honório destacou que a intenção é fazer em parceria com a Escola de Governo cursos para auxiliar no trabalho.

Flamínio Silveira, Rosângela Santos e o prefeito Pedro Bigardi

Flamínio Silveira, Rosângela Santos e o prefeito Pedro Bigardi

Transporte
Um dos grandes desafios para o idoso é a questão do transporte público. As dificuldades vão da falta de respeito às vagas de assentos em ônibus, bem como a dificuldade de acesso às paradas.

“Muitos idosos são analfabetos e têm dificuldades na hora do embarque e desembarque”, lembrou a presidente do Comid.

Uma das alternativas surgidas na reunião é a conscientização do uso dos espaços destinados ao idoso, com a tendência de agregar o trabalho da Coordenadoria de Apoio a Pessoa com Deficiência.

“Estamos lançando a Semana do Deficiente, que também terá o programa de multa moral que engloba tanto a questão da pessoa com deficiência, quanto o idoso”, finalizou o prefeito.

Por Édi Gomes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/25/comid-pede-criacao-de-fundo-municipal-do-idoso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original