Com palestras diversas, Prefeitura promove encontro sobre envelhecimento saudável

Publicada em 18/03/2024 às 15:21

“Eu participo do vôlei adaptado no Centro Esportivo Antônio de Lima, que comecei a fazer depois da aposentadoria. Minha vida melhorou 100% depois disso. Como o país está envelhecendo mais, é muito importante discutir a qualidade de vida dos idosos”. Com esse depoimento, a aposentada Rose Mary Sgarbose, moradora da Vila Arens, atribui ao esporte e a socialização, as mudanças positivas na vida dela.

Nesta segunda-feira (18), a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa Idosa, promoveu o evento “Novos Olhares sobre o Envelhecimento”, que levou uma série de palestras que abordam o envelhecimento saudável, saúde metal, sustentabilidade, oportunidades, mercado de trabalho e muito mais. O encontro foi realizado no Auditório da DAE e reuniu centenas de participantes.

Com palestras diversas, Prefeitura promove encontro sobre Envelhecimento saudável

Jundiaí, atualmente, tem 18,6% da população com mais de 60 anos. “O objetivo da discussão é o fortalecimento das políticas públicas e a união de esforços com a sociedade para a construção de ações que promovam a qualidade de vida da pessoa idosa e mitiguem os desdobramentos do envelhecimento populacional”, disse a Assessora de Políticas para a Pessoa Idosa, Alessandra Citelli.

Dados divulgados no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, disponibilizado pelo Instituto de Longevidade, colocaram Jundiaí como a 7ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, com bom desempenho em economia, educação, trabalho e bem-estar. A cidade subiu da 16ª colocação em 2022 para a 7ª em 2023.

“O prefeito Luiz Fernando Machado elegeu Jundiaí como a Cidade das Crianças, mas sem se desconectar com a importância dos idosos, que contribuem muito com o crescimento da cidade. Por isso, o poder público está atento ao envelhecimento da população e atuante no fortalecimento das políticas públicas de qualidade de vida para o idoso”, lembrou o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi reitera as políticas públicas da cidade destinadas aos idosos

O encontro foi desenvolvido em parceria com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, o IBDPI – Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa, o CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e DAE S/A.

“Temos como prioridade melhorar a qualidade do serviço já existente e, posteriormente, seguir ampliando os programas para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas idosas. São esses alguns dos pilares que fazem de Jundiaí uma das melhores cidades do Brasil para os idosos. Só neste ano, estaremos investindo cerca de R$ 1 bilhão de reais só em Saúde”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

Também participaram do encontro os vereadores Antônio Carlos Albino (presidente da Câmara), Dika Xique Xique e Faouaz Taha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/18/com-palestras-diversas-prefeitura-promove-encontro-sobre-envelhecimento-saudavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original