Prefeito vai a Bogotá para conhecer experiência do BRT
Publicada em 01/04/2013 às 11:45O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi estará, nesta segunda-feira (1), em Bogotá (Colômbia), para conhecer o sistema BRT (Transporte Rápido de Ônibus), considerado referência internacional. A viagem faz parte do planejamento iniciado pelo prefeito, ano passado, com a ida a Curitiba (PR) – onde também se utiliza este modelo de transporte – e a visita a Brasília, no intuito de buscar verbas do Governo Federal para áreas prioritárias da cidade, como Educação, Saúde e Mobilidade Urbana. O retorno está previsto para o final da noite de quinta-feira (4).
Leia também
Prefeitura prepara ação intensiva contra a dengue
“Precisamos buscar o que há de melhor para implantar em Jundiaí. Por isso, estamos indo para Bogotá conhecer essa experiência usada lá. É uma cidade com uma área do mesmo tamanho de Jundiaí, mas com uma densidade populacional enorme. São mais de 7 milhões de habitantes, em que 70% deste total utiliza o transporte coletivo. Sinal de que este tipo de meio de locomoção é muito competente”, explicou Bigardi.
Para o chefe do Executivo local, Bogotá também se destaca pelas ciclovias existentes. “O projeto executado em Bogotá é igual ao de Curitiba, mas que avançou muito nos últimos anos pelas melhorias realizadas, inclusive no uso da bicicleta como alternativa. Este é o motivo de nossa ida até lá: estudar isso, conhecer e buscar implantar em Jundiaí utilizando os R$ 106 milhões conquistados junto ao Governo Federal“, lembrou.
O BRT se destaca por ser um sistema em que os ônibus trafegam por corredores exclusivos e que contam com mini-terminais de passageiros. A ideia da Prefeitura de Jundiaí é ligar as principais regiões da cidade com o comércio e o setor industrial, facilitando o acesso da população e tornando o transporte coletivo mais rápido e atrativo.
Além do prefeito, acompanham a visita a Bogotá o secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, o secretário de Comunicação Social, Cristiano Guimarães, e o chefe de Gabinete do prefeito, Wagner Soares.
Atrás do sonho
As discussões e estudos feitos pelo prefeito sobre um novo sistema de transporte público para o município já vêm do ano passado, quando ele ainda não havia nem assumido o cargo. Em dezembro de 2012, Pedro Bigardi esteve na capital federal para buscar recursos e conhecer as áreas em que poderia apresentar projetos.
“Já existia um projeto apresentado pela administração passada, mas que a execução era inviável. Conseguimos apresentar um novo projeto, com o que queremos para Jundiaí, e isso culminou com a liberação dos R$ 106 milhões”, destacou o prefeito.
Antes disso, quando ainda era deputado, Bigardi conheceu a estrutura do BRT de Curitiba (PR).
Estrutura
Até o final dos anos 1990, Bogotá (capital da Colômbia de 7,2 milhões de habitantes) não contava com qualquer sistema de transporte eficiente. Ônibus de todos os tipos se misturavam e competiam com vans, Kombis, triciclos, táxis e carros “promovidos” a táxis-lotação.
Com a implantação dos corredores exclusivos para ônibus vieram o uso do solo radicalmente controlado; calçadas acessíveis; rebaixamentos padronizados e passarelas democráticas.
Há também uma rede integrada de 420 quilômetros de ciclovias estruturadas, uma das maiores do mundo, com seguros estacionamentos de bicicletas – tudo isso muito bem planejado e sincronizado à reforma estrutural da política de mobilidade urbana desta metrópole.
O sistema como um todo conta com 84 quilômetros de corredores exclusivos e 633 quilômetros alimentadores cobertos por 1.290 ônibus articulados, 518 alimentadores e 114 estações localizadas em nove zonas urbanas.
Por Emerson Leite
Fotos: Cleber de Almeida e divulgação
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
-
24/04/2024
Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Lanxi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original