Prefeitura utiliza pregão presencial para locação

Publicada em 10/04/2013 às 15:50

Mais respeito ao dinheiro público, transparência e agilidade nas ações. Com estes objetivos, a Secretaria Municipal de Administração realizou, na manhã desta quarta-feira (10), um pregão presencial para consolidar a locação de máquinas e equipamentos a serem utilizados em obras e serviços de manutenção da cidade.

Leia também
Prefeito faz balanço dos três meses de governo

Secretário Denis Crupe acompanha o pregão desta quarta-feira (10)

Secretário Denis Crupe acompanha o pregão desta quarta-feira (10)

Esta modalidade de licitação deve ser adotada com maior frequência pela administração municipal, paralelamente ao pregão eletrônico – outra ferramenta eficiente.

De acordo com o diretor do Departamento de Veículos e Máquinas da prefeitura, Marcelo de Oliveira Cardoso, em casos como a locação de máquinas e equipamentos para obras, o modelo presencial permite ganhar também em agilidade.

“O sistema eletrônico não funciona tão bem neste caso, com um número muito grande de recursos. Isso se transforma num processo demorado”, explica o diretor.

Cardoso destaca ainda outra vantagem do pregão presencial, que é a possibilidade de negociar não só o preço do bem contratado como também analisar a qualidade desta aquisição. “Nós estamos diante de quem está vendendo o serviço e isso é muito bom, pois temos uma compreensão exata do que está sendo negociado, sem risco de pagar mais barato e não ter a contrapartida da qualidade”, explica o diretor.

Outro fator importante é que agora existe uma inversão positiva no processo, pois é o fornecedor a serviço da prefeitura e não mais o contrário. “Vamos ter, no caso deste pregão, os equipamentos à disposição, mas pagando somente pelos períodos trabalhados”, detalha o diretor. O sistema anterior, que pagava por projeção do serviço, era danoso aos cofres públicos.

Pregão presencial permite agilidade ao processo licitatório

Pregão presencial permite agilidade ao processo licitatório

Eficiência
Para o secretário de Administração, Denis Crupe, quanto mais eficiente for o sistema adotado para os processos licitatórios, maiores serão os ganhos para a prefeitura. “Não se trata somente de preço mais baixo, mas de aquisições de qualidade, atribuindo o devido valor ao dinheiro do munícipe”, comenta Crupe. Além disso, alguns processos exigem uma cautela ainda maior, visto que os recursos públicos precisam ser empregados de forma correta.

Serviços emergenciais

O assessor jurídico da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Clayton Salviano, explica que a locação de máquinas vai permitir responder de forma mais rápida às necessidades da população no que diz respeito às obras de manutenção dos espaços públicos. “Temos uma demanda muito grande de serviços de limpeza pública, corte e poda de mato, dentre outros, requerendo solução rápida”, explica Clayton.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/10/prefeitura-utiliza-pregao-presencial-para-locacao-de-novas-maquinas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original