Enfermagem da FMJ ganha destaque na região
Publicada em 10/05/2013 às 16:35A profissão do enfermeiro está diretamente ligada à palavra “cuidador”. Segundo os conselhos regionais, em um censo realizado em 2010, são cerca de 270 mil enfermeiros no Brasil, sendo que o Estado de São Paulo tem a maior concentração – aproximadamente 73 mil.
Mais
HU tem programação para o Dia das Mães
Inscrições para o vestibular da ESEF vão até 13 de junho
No Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, a FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) tem grandes motivos para comemorar.
O curso completa 10 anos e trabalha com os alunos desde o primeiro ano no campo de estágio garantido através de parcerias (Hospital Universitário, Unidades Básicas e Ambulatórios Especializados). O curso recebeu nota 4/5 na última avaliação do Enade.
Para Maria Cristina Traldi, coordenadora de Enfermagem da FMJ, o curso vem ganhando destaque na região e todos os alunos da instituição logo conseguem uma boa colocação no mercado de trabalho. Para a enfermeira formada na FMJ, Daniele Caucci Archanjo, ser uma profissional desta área é dar um pouco de si todos os dias. “Seja no cuidado e orientação ao paciente, seja em um gesto de carinho como segurar a mão da pessoa durante um exame. A FMJ nos deu uma boa base para atuação.”
Destaques
Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos da FMJ foram destaque na imprensa local, como:
Obesidade juvenil: Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que realizou uma pesquisa com o objetivo de detectar casos de obesidade juvenil. Outro projeto de destaque é o Vozes na Rua, idealizado pelos estudantes da FMJ. A iniciativa acontece todos os anos em bairros carentes do município, quando os futuros enfermeiros vão às escolas do bairro levando inúmeras oficinas e orientações em geral para população.
O projeto Rondon leva os alunos de enfermagem para estados menos favorecidos do Brasil. Os futuros enfermeiros trocam o conforto da própria casa para encarar banhos frios, noites dormidas em beliches dispostas dentro de salas de um ginásio esportivo e enfrentar o calor de mais de 30º C quase que diariamente. A viagem ocorreu pela primeira vez em 2011, com destino ao Piauí.
Atualmente, o curso de enfermagem também esta inserido no contexto das seguintes pesquisas científicas: peso pré-gravídico, ganho gestacional e peso ao nascer; gravidez na adolescência: pré-natal e resultados perinatais e Avaliação de desempenho do programa de pré-natal: índice de Kotelchuck.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original