Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Prefeitura promove Mês do Meio Ambiente

Publicada em 19/05/2013 às 12:45

Com a palestra do teólogo e escritor Leonardo Boff, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente dá início, nesta terça-feira (21), aos eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Normalmente, a data é lembrada durante uma semana, mas este ano a prefeitura decidiu ampliar a programação devido ao grande número de ações que serão realizadas e vai promover o Mês do Meio Ambiente.

Estão programados 15 eventos, a maioria organizada pela prefeitura. Mas há também ações promovidas pela sociedade civil, como a palestra de Leonardo Boff, que será realizada pelo Senac, com apoio das secretarias de Educação e Cultura e da Unianchieta, a caminhada ecológica da AMO (Associação dos Moradores do Eloy Chaves), e a limpeza do rio Jundiaí Mirim feita pela escola de mergulho Jornada Sub.

Mais
Acesso à Cachoeira Morangaba é revisto

Cobema fará mutirão de castração na Vila Marlene

Exposição fotográfica sobre a Serra do Japi acontece no Solar do Barão

Exposição fotográfica sobre a Serra do Japi acontece no Solar do Barão

“Tem muita coisa acontecendo e a cidade carece de uma discussão mais ampla sobre o meio ambiente”, diz o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli. “Fomos atrás das pessoas que organizam estas ações, juntamos com os eventos promovidos pelas diversas secretarias da prefeitura e reunimos tudo numa única programação.”

O diretor destaca ainda que Jundiaí tem uma série de questões ambientais que precisam ser discutidas, como o plano municipal de resíduos sólidos e o plano municipal de saneamento. “Ao longo destes primeiros meses, levantamos algumas questões e vamos discuti-las durante esse próximo mês. Precisamos debater os rumos do meio ambiente na cidade”, ressalta Gramolelli.

Outra questão que será discutida é a instalação de transmissores de radiações não-ionizantes nas torres de celular. “É um assunto delicado e precisamos revisar a legislação. Mas a população tem de saber o que está acontecendo e tem de participar da construção de políticas ambientais para o município”, frisa o diretor.

A programação do Mês do Meio Ambiente vai até o dia 22 de junho. Confira:

21 de maio – 19h30 – Palestra Sustentabilidade e Vida, com Leonardo Boff – Anfiteatro Unianchieta

25 de maio – das 8h às 18h30 – Conferência das Cidades (palestra com professor Araken Martinho e Sérgio Gonçalves, secretário de Habitação de Osasco; oficinas de discussão; eleição de delegados) – Auditório da Faculdade Anhanguera.

3 a 7 de junho – das 8h às 18h – Mostra Arte Eco, com artesãos de Jundiaí – saguão do Paço Municipal

4 de junho – das 9h às 11h – Protocolo de intenções e Plano de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal – auditório do Paço Municipal

5 de junho – das 8h às 17h – Capacitação da Rede Municipal de Ensino – Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva)

8 de junho – das 9h às 14h – Conscientização ambiental – Base Ecológica

9 de junho – das 9h às 17h – Distribuição de mudas – Parque da Cidade

9 de junho – das 8h às 12h – limpeza do Rio Jundiaí Mirim – avenida Humberto Cereser, no Caxambu

9 de junho – das 8h às 12h – caminhada ecológica no Parque Eloy Chaves – Parque Botânico do Eloy Chaves

10 a 21 de junho – das 8h às 17h – Exposição ambiental interativa – Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva)

15 de junho – das 8h às 12h – Treinamento de combate a incêndio – 12º GAC

17 a 21 de junho – das 9h às 17h – Exposição fotográfica: Águas de Jundiaí, Serra do Japi – Museu Solar do Barão

18 de junho – 8h às 16h – Fórum Instalação de Transmissores de RNI – auditório do Paço Municipal

20 de junho – das 9h às 11h – Fórum Política Municipal de Bem-Estar Animal – auditório do Paço Municipal

22 de junho – das 8h às 12h Fórum de discussão sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Saneamento – horário e local a definir

Por Niza Souza
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/19/prefeitura-promove-mes-do-meio-ambiente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original