Secretário confirma Trem Expresso Jundiaí-São Paulo
Publicada em 27/05/2013 às 18:03Uma vitória. Foi assim que o prefeito Pedro Bigardi definiu o anúncio de que já estão em fase de contratação, pelo Governo do Estado, os projetos básico e executivo para implementação do Trem Expresso ligando Jundiaí a São Paulo. A notícia foi dada pelo secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí, realizada na manhã desta segunda-feira (27), na Sala de Situação da Prefeitura de Jundiaí.
Para Bigardi, foram três as boas notícias. Além do Trem Expresso, o secretário anunciou também que está sendo tratada, junto ao Governo Federal, a reativação da linha Jundiaí-Campinas. “Este é, sem dúvida, um projeto muito provável de ser viabilizado, pois já existem os trilhos, que correm paralelamente ao corredor de cargas”, comentou o prefeito.
E, completando, ele destacou a importância da pesquisa de origem e destino que será iniciada em breve pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, a chamada OD, que vai levantar toda a demanda por transporte público, quem são essas pessoas, de onde elas saem e para onde elas vão. “Com esses dados vamos poder, também, estudar um modelo de integração regional dos transportes, o que é desejo de todos os integrantes da Aglomeração Urbana”, disse o prefeito.
Jurandir Fernandes disse que é preciso pensar em novos modais pois ampliar faixas nas rodovias não resolve mais. “E a regularização das aglomerações vai permitir fazer isso de maneira integralizada, o que é o ideal”, disse.
O Trem Expresso ligando Jundiaí a São Paulo terá investimentos de R$ 3,25 bilhões. Ao todo, serão construídos 47 quilômetros de linha férrea, que permitirá fazer o percurso em até 25 minutos.
No momento, está sendo feita a contratação do projeto básico e executivo, cujo processo deve levar, segundo o Governo do Estado, em torno de 15 meses. O secretário Jurandir Fernandes estima que dentro de 4 anos a linha já esteja em plena operação.
Câmaras
Após a apresentação do secretário Jurandir Fernandes, que estava acompanhado também do deputado estadual Beto Trícoli, a reunião dos prefeitos da AUJ teve sequência na Sala de Situação, com a discussão da pauta. O presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Gerson Sartori, pediu a inclusão de representantes das Câmaras Municipais no Conselho. A ideia é de que os parlamentares se organizem e indiquem os respectivos representantes de cada município integrante da AUJ – Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Cabreúva e Louveira.
Por Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
01/09/2021
Visita guiada pelo Mundo das Crianças encerra programação do Mês da Primeira Infância
-
17/08/2021
Gestores e secretários da região discutem temas comuns sobre Assistência Social
-
26/04/2021
Luiz Fernando e prefeitos da AUJ indicam vicinais para obras de recuperação
-
21/05/2020
Aglomeração Urbana propõe Comitê Hospitalar Regional
Baixe as fotos desta notícia na resolução original