Programa contra o crack começa ser estruturado

Publicada em 18/06/2013 às 18:17

A implantação do Programa “Crack, É Possível Vencer”, parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Governo Federal, avança nos preparativos depois da confirmação do projeto municipal, em maio. Nesta terça-feira (18), uma reunião entre a secretária Marilena Negro, de Assistência e Desenvolvimento Social, o secretário Cláudio Miranda, da Saúde, e o coordenador especial de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial, Vanderlei Victorino, detalhou algumas etapas do processo. A nova estrutura vai ser colocada em funcionamento no segundo semestre deste ano.

“Estamos com equipes praticamente contratadas para o Consultório de Rua e para os quatro núcleos de apoio à saúde de família”, contou Miranda sobre a remodelação do programa de saúde mental em andamento.

Mais
Aglomeração Urbana lança o SAMU Regional
Concurso Público: Prefeitura abre 42 vagas

Reunião aborda implantação do programa em Jundiaí

Reunião aborda implantação do programa em Jundiaí

Marilena também disse que a rede de assistência e proteção à população em situação de rua está sendo reformulada e contará com equipe de abordagem especializada e encaminhamento desse público ao Centro-Pop – unidade localizada no Anhangabaú. A ampliação do número de profissionais especializados é ponto essencial do programa.

Outros setores também participam da estruturação, como a Guarda Municipal (que garante a retaguarda dos serviços nas ruas), operando uma base móvel que deve funcionar a partir do segundo semestre. “Nossa participação vai colocar o foco em aspectos sociais”, explica o coordenador de Promoção de Igualdade Racial, Vanderlei Victorino.

Recuperação
Uma das metas do programa também será a busca da recuperação de autoestima e da inclusão produtiva. Para Marco Antonio Simões Vieira, da Semads, “o protocolo que a Secretaria de Saúde estuda para o atendimento rápido de exames e leitos aos grupos atingidos é um dos primeiros passos nesse sentido”, diz.

A próxima reunião dos secretários acontece dia 2 de julho, no mesmo dia do novo encontro do comitê de implementação do programa em Jundiaí. Além do Consultório de Rua, com um veículo próprio, o programa vai contar ainda com outros instrumentos.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/18/programa-contra-o-crack-comeca-ser-estruturado/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original