Aglomeração Urbana lança o SAMU Regional

Publicada em 14/06/2013 às 19:07

Uma reunião com representantes dos municípios da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí) e da Secretaria Estadual de Saúde aprovaram nesta sexta-feira (14) os preparativos para uma nova versão regional e ampliada do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Hoje, o serviço funciona apenas dentro de Jundiaí.

Secretários e gestores na reunião da manhã

Secretários e gestores na reunião da manhã

“É uma mudança de qualidade no serviço de urgência que tem um forte apoio no momento”, afirmou secretário de Jundiaí, Cláudio Miranda. A principal palestra aos gestores públicos aconteceu com o caso do SAMU na região de Bragança Paulista e Atibaia, que reuniu 11 municípios com duas bases de suporte avançado e uma de suporte básico em cada uma.

“Nosso modelo não foi de consórcio, mas de convênio. E todos os envolvidos se colocam como integrantes do SAMU Regional, independentemente do município ”, explicou a gerente do serviço, Rosângela Rodrigues Gonçalves, destacando que o pré-atendimento pode fazer a diferença para reduzir os prejuízos das pessoas em casos como acidente vascular cerebral (AVC).

Estiveram presentes os secretários de Campo Limpo Paulista (João Buckvieser), de Itupeva (Ricardo Vicente), de Jarinu (Wagner Tegon), de Louveira (Pamela Mango), de Várzea Paulista (José Roberto Spinucci). A Prefeitura de Cabreúva justificou a ausência e manifestou apoio ao projeto.

O secretário Cláudio Miranda e a diretora regional do Estado, Márcia Bevilacqua

O secretário Cláudio Miranda e a diretora regional do Estado, Márcia Bevilacqua

Proposta básica
O modelo foi detalhado também em outra reunião, na parte da tarde, com os técnicos das cidades que discutiram uma proposta inicial para essa estrutura. O encontro terá continuidade em reunião marcada para 3 de julho, em Louveira.

Nessa estrutura poderiam estar quatro unidades de suporte avançado (que contam com médicos) e 11 unidades de suporte básico (com técnico ou enfermeiros). Todas contam com condutores-socorristas capacitados para operar nos casos de urgência.

Usando a referência financeira do modelo de Bragança Paulista, o custo mensal das unidades avançadas por habitante da região de Jundiaí seria de R$ 1,56 e das unidades básicas de R$ 1,27, com dados do Censo IBGE 2010.

A discussão do SAMU Regional faz parte de um debate mais amplo sobre a Rede de Urgência e Emergência. No encontro do dia 3, uma parte do dia vai tratar da Rede de Atenção de Urgência, outro componente dessa rede. O encontro de Jundiaí também já envolveu serviços que funcionam nas concessionárias de rodovias como a CCR AutoBan.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida e Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/14/aglomeracao-urbana-lanca-o-samu-regional/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original