UBSs de Jundiaí realizam atendimento às pessoas com sintomas de dengue no feriado
Publicada em 29/03/2024 às 18:00A Prefeitura de Jundiaí manteve três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para atendimento, exclusivo, às pessoas com sintomas de dengue, nesta quinta (28) e sexta-feira(29), no feriado do Dia da Paixão do Senhor. Durante os dois dias, o trabalho foi realizado na Nova UBS Jardim do Lago, UBS Tamoio e UBS Ivoturucaia. 437 pessoas foram atendidas nos três equipamentos.
“Durante o feriado nós abrimos essas Unidades Básicas de Saúde, porque elas estão nas regiões que concentram 40% dos casos da cidade toda. Além disso, só nesta quinta-feira, tivemos uma positividade de 85% para dengue nos grupos de risco”, informa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Seu Luiz Carlos Bertucci, morador do bairro da Colônia, foi um dos atendidos nesta sexta-feira na UBS Tamoio. “Tive muita dor de cabeça e dor no corpo desde o começo da semana por causa da dengue, mas com o tratamento e a hidratação estou melhorando. O atendimento está muito bom”, disse.
A cidade tem 2.796 casos confirmados de dengue, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (29). Até agora, uma morte foi confirmada e duas estão sendo investigadas. O Ivoturucaia é o bairro com mais casos, registrando 474 confirmações para dengue. “88% dos focos estão nas residências das pessoas. Estamos com uma força-tarefa trabalhando no combate à doença, mas precisamos muito da ajuda das pessoas para que elas eliminem os criadouros em casa”, destaca o gestor.
No final de semana, as pessoas com sintomas de dengue podem buscar atendimento nos Pronto-Atendimentos Municipais: Vila Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100), ambos das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h) e UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atendimento 24h.
Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
-
29/11/2024
Dia Mundial de Luta contra a AIDS: lançamento de documentário marca a data
-
29/11/2024
Prefeitura promove curso de horta comunitária acessível no CECCO
Baixe as fotos desta notícia na resolução original