UBSs de Jundiaí realizam atendimento às pessoas com sintomas de dengue no feriado

Publicada em 29/03/2024 às 18:00

A Prefeitura de Jundiaí manteve três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para atendimento, exclusivo, às pessoas com sintomas de dengue, nesta quinta (28) e sexta-feira(29), no feriado do Dia da Paixão do Senhor. Durante os dois dias, o trabalho foi realizado na Nova UBS Jardim do Lago, UBS Tamoio e UBS Ivoturucaia. 437 pessoas foram atendidas nos três equipamentos.

“Durante o feriado nós abrimos essas Unidades Básicas de Saúde, porque elas estão nas regiões que concentram 40% dos casos da cidade toda. Além disso, só nesta quinta-feira, tivemos uma positividade de 85% para dengue nos grupos de risco”, informa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

UBSs de Jundiaí realizam atendimento às pessoas com sintomas de dengue no feriado

Seu Luiz Carlos Bertucci, morador do bairro da Colônia, foi um dos atendidos nesta sexta-feira na UBS Tamoio. “Tive muita dor de cabeça e dor no corpo desde o começo da semana por causa da dengue, mas com o tratamento e a hidratação estou melhorando. O atendimento está muito bom”, disse.

A cidade tem 2.796 casos confirmados de dengue, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (29). Até agora, uma morte foi confirmada e duas estão sendo investigadas. O Ivoturucaia é o bairro com mais casos, registrando 474 confirmações para dengue. “88% dos focos estão nas residências das pessoas. Estamos com uma força-tarefa trabalhando no combate à doença, mas precisamos muito da ajuda das pessoas para que elas eliminem os criadouros em casa”, destaca o gestor.

UBSs ficaram abertas durante os dois dias para atendimento exclusivo de casos e suspeitas de dengue

No final de semana, as pessoas com sintomas de dengue podem buscar atendimento nos Pronto-Atendimentos Municipais: Vila Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100), ambos das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h) e UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atendimento 24h.

Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

437 pessoas foram atendidas com sintomas de dengue em três Unidades Básicas de Saúde, nesta quinta e sexta-feira

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/29/ubss-de-jundiai-realizam-atendimento-as-pessoas-com-sintomas-de-dengue-no-feriado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original