Plano de Resíduos Sólidos vai ser discutido pela população
Publicada em 24/06/2013 às 22:10O Mês do Meio Ambiente, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, foi encerrado neste sábado (22), com o fórum sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Drenagem.
O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, destacou que o Plano de Resíduos Sólidos está sendo revisto e, em julho, será submetido à consulta pública. Além disso, uma audiência pública será realizada em agosto para que a população participe da discussão do tema. “O plano terá metas de qualidade para todos os serviços e fixará valores que o município se dispõe a pagar pelos serviços.”
Mais
Dengue: Prevenção em Jundiaí tem resultado expressivo
Operação Bairro Limpo recolhe 62 toneladas em Ivoturucaia
Biblioteca fecha o semestre com mais de 30 mil visitantes
Já está previsto incentivo à criação de cooperativas, educação ambiental, política de logística reversa (quando todo gerador é responsável por retirar seu produto do meio ambiente), ecopontos para catadores de material reciclável, tratamento de resíduos sólidos, varrição mecanizada e manual, entre outros. “No caso da varrição, por exemplo, o contrato atual não contempla 25% das ruas da cidade. Com o Plano de Resíduos, teremos 100% das ruas atendidas. O trabalho será feito agregando tecnologia.”
Aguinaldo fez um panorama sobre como encontrou a cidade. “Levamos cerca de 90 dias para fazer um Raio X sobre o que ocorria com os resíduos. Após isso, diversas ações de gestão, administração e controle foram realizadas para melhorar a qualidade do serviço.”
O resultado pode ser sentido no número de reclamações por meio do 156. Em janeiro de 2013, foram 2 mil registros relacionados à coleta de resíduos sólidos. Em maio, o número caiu para 600. “Obrigamos a empresa a colocar 15 caminhões novos de coleta nas ruas. Também passamos a realizar testes com mecanismos modernos para varrição, coleta e roçada. Melhoramos a eficiência do contrato sem alterá-lo.” Ele destacou ainda que tem cobrado a empresa quanto à Coleta Seletiva. “Por isso, precisamos que a população registre as reclamações por meio do 156, pois só assim poderemos melhorar o trabalho prestado.”
Melhoria
O secretário explicou que o contrato atual de limpeza pública está terminando. Em julho, um edital para a contratação de nova empresa, com melhorias, será aberto.
Caçambeiros
O secretário destacou ainda que mudanças devem ocorrer com relação aos caçambeiros, que levam entulho até o Geresol. “O material é levado para lá por meio de um contrato antigo, que não atende o que o município precisa. Por isso, estamos elaborando novo contrato para tratar do processamento desse material.”
A previsão, segundo Aguinaldo, é de que até agosto a secretaria não adquira mais nenhum recurso ‘virgem’ para realização de obras como calçadas, bancos, guias, entre outros. “A intenção é reaproveitar todo esse material reciclável. Só usaremos material novo quando o setor de engenharia indicar que é necessário.”
Drenagem
Para finalizar, o engenheiro da diretoria de projetos especiais da Secretaria de Serviços Públicos, Rodrigo Batalha, explicou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Drenagem, que também será construído com a participação da população. “Temos a preocupação em controlar enchentes, prevenir e minimizar seus efeitos.”
A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, acompanhou as discussões e agradeceu a participação da equipe da Secretaria de Serviços Públicos. “O Mês do Meio Ambiente deixou clara a preocupação com qualidade urbana e respeito às pessoas e ao meio ambiente”.
Por Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original