Defesa Civil recebe equipamentos e certificação
Publicada em 26/06/2013 às 15:40Oito membros da Defesa Civil de Jundiaí, incluindo o coordenador, o coronel Eduardo Luís Carbonari, receberam certificado do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo como integrantes da Brigada de Combate a Incêndios em Cobertura Vegetal. Para isso, todos participaram do treinamento de dois dias ministrado pela corporação estadual, em maio, com carga horária de 16 horas. Graças à capacitação, a Defesa Civil recebeu um kit de equipamentos que será utilizado em futuras operações.
Mais
Conferência da Cultura aprova regimento interno
Prefeitura reúne líderes das paróquias de Jundiaí
Os equipamentos foram entregues ao órgão na terça-feira (25). Facões, capacetes, botas, lanternas, enxadões, abafadores e até mesmo uma bomba costal, um aparelho que comporta até 20 litros de água, para ser jateada e auxiliar na abertura de acesso às áreas de fogo. Tudo isso faz parte agora do contingente da Defesa Civil, que conta ainda com três veículos.
O coronel Carbonari destaca o fato de que somente os órgãos de defesa civil formalizados por meio de coordenadorias é que tiveram a oportunidade de receber o treinamento e os equipamentos. “Nosso pessoal está pronto a atuar nas ocorrências de incêndios em regiões de mata, em apoio às operações de combate”, explica.
Na prática
Antes mesmo da chegada dos novos equipamentos, a Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil de Jundiaí pôde colocar em prática as novas habilidades, ao combater focos de fogo em uma região de mata no Núcleo Balsan. “Graças ao treinamento, os focos foram eliminados, sem necessidade do deslocamento de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Além disso, a ação impediu que o fogo alcançasse os barracos que abrigam muitas pessoas naquela área”, comenta Carbonari.
Confira os funcionários da Defesa Civil que receberam certificação: Eduardo Luis Carbonari (coordenador), Fernando Salvia Mazzei, Juliana Salvia Mazzei Segala, Marcos Lucena Santos, Ismael Simão, Mônica Pacheco, João Batista de Carvalho e Takeshi Sakanaka.
Chuvas
O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí informou na manhã desta quarta (26) que a cidade não registrou nenhuma ocorrência decorrente das chuvas dos últimos dias, com mais intensidade na madrugada desta quarta. Segundo Carbonari, não foram feitos chamados à Defesa Civil nesse período. Um caso de deslizamento de terra, ocorrido na rotatória da rodovia Geraldo Dias, próximo à entrada do Engordadouro, teve atendimento de uma equipe da Unidade de Serviços 4, da Secretaria de Serviços Públicos.
Sobre o volume de águas, o acumulado de dois dias é de 52,2 mm, que está longe do limite, que é de 80 mm, descartando a necessidade de a Defesa Civil enviar SMS de alerta à população de algumas regiões de risco.
Assessoria de Imprensa
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
-
21/06/2024
Defesa Civil coordena encontro com concessionárias de rodovias e linhas férreas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original