Servidores recebem orientações sobre primeiros socorros

Publicada em 17/07/2013 às 16:12

Rogério é especialista em atendimentos de urgência e atua no SAMU

Rogério é especialista em atendimentos de urgência e atua no SAMU

Resultado de uma parceria entre a Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), dois grupos de servidores que trabalham em parques municipais e centros esportivos participam de uma orientação sobre primeiros socorros. A finalidade é prepará-los para atuar de forma correta quando da ocorrência de alguma situação de emergência. O objetivo é garantir que, até à chegada de uma equipe especializada no socorro – bombeiros ou o próprio SAMU – nenhuma intervenção equivocada seja feita.

Mais
Igreja e Coordenadoria fazem entrega de 187 cadeiras de rodas

A iniciativa nasceu de uma proposta do vereador Celso Arantes, que levou em consideração o grande fluxo de gente em espaços públicos e, consequentemente, a necessidade de ter pessoas com algum conhecimento mínimo sobre primeiros socorros.

“Antes de chegar uma viatura do bombeiro ou do SAMU, é preciso saber como lidar com determinadas situações, sem causar risco à pessoa acidentada”, disse Arantes, que fez questão de participar da atividade desta terça-feira (17), no Parque da Cidade. A próxima turma será na sexta-feira (19), com carga de 4 horas-aula.

O diretor da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí, Marcelo Lo Mônaco, também acompanhou o início dos trabalhos e disse que a parceria foi muito importante.

Duas turmas estão participando da atividade

Duas turmas estão participando da atividade

Vitais
As orientações estão sendo passadas aos trabalhadores por Rogério Pereira Campos, especialista em atendimento pré-hospitalar e de urgências do SAMU. Segundo ele, há procedimentos que são vitais no salvamento de uma vida. “Conhecer os sintomas de um mal súbito e conseguir avaliar o que está acontecendo é muito importante, pois pode ajudar bastante até a chegada da equipe de socorro”, explicou.

Campos também passou informações sobre equipamentos, como os diversos tipos de maca, de pranchas, além de outros procedimentos que podem ser adotados sem risco de comprometer o salvamento. Ao todo, 60 servidores estão participando da orientação.

Por Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/17/parques-servidores-recebem-orientacoes-sobre-primeiros-socorros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original