Hospital é primeiro passo de ação regional pela saúde

Publicada em 14/08/2013 às 16:59

A visita conjunta de sete prefeitos da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) às obras do futuro Hospital Regional na próxima segunda-feira (19) marca também o início do trabalho da câmara técnica de saúde do Conselho de Desenvolvimento da AUJ. Os outros temas imediatos são a expansão regional do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a nova configuração da rede de urgência e emergência.

Mais
Semana de Prevenção das Deficiências acontece em agosto

Jundiaí busca parcerias para centro de referência
Reformulada, academia de ginástica do Bolão é reinaugurada

“Temos algumas questões pendentes na região, como o espaço não utilizado no hospital de Campo Limpo Paulista ou o fechamento temporário da Santa Casa, em Cabreúva, que acabam sobrecarregando o sistema em Jundiaí”, comentou o prefeito Pedro Bigardi, que incluiu a saúde entre as prioridades da região metropolitana – criada em 2011.

Prefeito Bigardi, durante reunião: retomada regional

Prefeito Bigardi, durante reunião: retomada regional

A Secretaria de Estado de Saúde, que participou da reunião desta quarta-feira (14) em Itupeva com o titular Giovanni Cerri, afirma estar atenta às demandas dos municípios dessa região que, além de Jundiaí, contemplam Itupeva, Várzea Paulista, Louveira, Campo Limpo Paulista, Cabreúva e Jarinu.

“Nossos grandes desafios hoje são a judicialização da saúde, o financiamento do sistema e os hospitais filantrópicos”, afirmou ele, citando o gasto de R$ 850 milhões neste ano apenas com as ordens judiciais. Mas destacou que o novo Hospital Regional, no lugar histórico da antiga Casa de Saúde Dr. Domingos Anastácio, pode ser antecipado de abril para fevereiro e também garantiu a reabertura da Santa Casa, em Cabreúva.

“Isso vai desafogar uma parte da demanda regional. Para nós, ainda resta formalizar a devolução da lateral mais antiga onde instalamos o Pronto Atendimento (PA) Central 24 Horas e que tinha demolição prevista no projeto original. Com os quatro novos mini-hospitais nos bairros (UPAs) e o futuro Hospital de Clínicas do município, também colabora com a reestruturação da rede pública de atendimento em Jundiaí. As soluções precisam ser regionais”, explicou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que coordena os estudos para o SAMU regional.

Os secretários Cláudio Miranda e Giovanni Cerri: saúde em pauta

Os secretários Cláudio Miranda e Giovanni Cerri: saúde em pauta

Ajustes
Para a diretora regional da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Bevilacqua, os apontamentos sobre as limitações atuais do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que também possui foco regional, serão resolvidos com ajustes nas demandas levantadas pelas secretarias municipais.

“Vamos ampliar o serviço gradativamente e creio que a consolidação dos novos governos vai melhorar esses dados”, comentou.

O encontro contou com a presença dos prefeitos Pedro Bigardi (Jundiaí), Ricardo Bocalon (Itupeva), Juvenal Rossi (Várzea Paulista) Júnior Finamore (Louveira), José Roberto de Assis ( Campo Limpo Paulista), Vicente Zancan (Jarinu) e Henrique Martin (Cabreúva), além dos secretários estaduais Giovanni Cerri (Saúde) e Edmur Mesquita (Desenvolvimento Metropolitano). Por Jundiaí, participaram ainda os secretários Cláudio Miranda (Saúde) e José Carlos Pires (Casa Civil).

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/14/hospital-e-primeiro-passo-de-acao-regional-pela-saude/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original