Grupo do Jardim São Camilo recebe roda de cantigas
Publicada em 22/08/2013 às 16:33Na quarta-feira (21), o diretor de Cultura, Eufraudisio Modesto, participou de uma roda de cantigas no Grupo Renascer, no Jardim São Camilo. Formado por 25 mulheres, com idade média de 70 anos. Este é um trabalho de continuidade das ações da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, que tem como objetivo potencializar a cultura nos bairros, em parceria com a comunidade.
Mais
Do drama à comédia, confira as peças do fim de semana
“Este é um trabalho de formação cultural e retomar a identidade das pessoas, através de cantigas, músicas e causos que relembrem o passado e a infância, por exemplo. Este é o início de um projeto da secretaria que deverá ser encaminhado para profissionais específicos, assim como ampliado para outros grupos e entidades”, explica Eufra.
Em encontros semanais, as senhoras conversam, dançam, organizam bingos, festas, homenagens nos dias comemorativos, passeios e excursões. “Trabalhei como agente de saúde na região, que tem 1,2 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Iniciamos o grupo há 2 anos, em razão da necessidade dos idosos (principalmente mulheres) em sair de casa, se distrair e passear”, conta Edna Guglielmin de Oliveira.
Lúcia Réia, de 84 anos, participa do grupo desde o início e gosta muito das músicas e de se reunir com as amigas. “Fiquei viúva há 50 anos. Não tinha motivos para sair de casa. Venho aqui para esquecer a solidão, as dificuldades, as dores e lembranças tristes”.
Outros espaços
De acordo com Eufra Modesto, outros bairros e entidades já foram identificados e estão na programação para receber as atividades culturais. “Em breve, iremos levar a roda de cantigas para o bairro do Eloy Chaves e também para a Associação dos Aposentados.”
Por Flávia Alves
Fotos: Alessandro Rosman
Baixe as fotos desta notícia na resolução original