Mercedes Marchi celebra volta da Feira da Amizade

Publicada em 06/09/2013 às 19:09

Uma porção de cadernos de capa azul guarda o tesouro da professora aposentada Mercedes Ladeira Marchi: recortes de jornal e fotografias, com imagens e fatos que marcaram os 30 anos de Feira da Amizade. “De vez em quando, me dá saudade. E então eu olho do primeiro ao último e me recordo de tudo.”

Mais
Fundo Social abre inscrições para cursos gratuitos

Recordações: A fundadora da Feira guarda jornais e fotos dos tempos áureos do evento

Recordações: A fundadora da Feira guarda jornais e fotos dos tempos áureos do evento

Às vésperas de completar 88 anos (no próximo dia 24), a simpática senhora, fundadora da Feira da Amizade, não esconde a satisfação em falar do retorno do evento, promovido pela primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade,15 anos após a última edição. “Fiquei emocionada com o fato dela (Margarete) me procurar para saber se poderia usar o mesmo nome. Além disso, estou contente porque ela me mostra cada detalhe do que será feito”.

O evento, marcado para os dias 27, 28 e 29 de setembro, e 4, 5 e 6 de outubro, será realizado no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), como nos tempos áureos. “Estou entusiasmada e faço questão de participar da abertura”.

Confira a matéria completa
Solidariedade
Feira da Amizade – 2013

Mercedes lembra que a festa, que começou em 1965 levando o nome de ‘Feira da Bondade’, nome usado por dois anos, era um acontecimento que mexia com toda a cidade e região. O prestígio era tanto que, em 1971, tempos de Ditadura Militar, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, participou da abertura. “Ele abraçou e beijou as crianças do Sesi. Além disso, nós demos uma toalha para ele presentear a esposa. Por conta dessa visita, a feira ficou conhecida em todo o Brasil e isso colaborou para o sucesso do evento nos anos subsequentes”.

Na época, os organizadores cobravam 2 cruzeiros como entrada. Dessa vez, a entrada será gratuita. “Achei muito bom a Margarete optar pela entrada franca. O importante é que as pessoas gastem dentro da festa e colaborem com as entidades”.

Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/06/mercedes-marchi-celebra-a-volta-da-feira-da-amizade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original