Solidariedade

Publicada em 06/09/2013 às 19:05

Segundo Mercedes, o trabalho nos tempos de Feira era intenso. “Quando a festa terminava, já começávamos o trabalho para o ano seguinte. Era muito bonito. Todas as pessoas dedicavam seu tempo com um único objetivo: o de ajudar ao próximo”. E o espírito de solidariedade era tanto, que, de acordo com ela, as pessoas envolvidas no trabalho não pegavam as delícias das barracas sem pagar. “Os voluntários sequer pediam dinheiro para colocar gasolina nos carros, que levavam e traziam o material para a Feira. Ninguém tinha coragem de pegar um brigadeiro sem pagar. Os voluntários faziam questão de colaborar com o sucesso da Feira”.

Mercedes e Médici. Visita do presidente fez com que Feira ficasse conhecida em todo o país

Mercedes e Médici. Visita do presidente fez com que Feira ficasse conhecida em todo o país

A fundadora da Feira também lembra que, no passado, o slogan do evento era ‘Junte a Nós o Seu Coração’. Com a retomada, o novo slogan é ‘Semeando Solidariedade’. “Agora é hora de gente nova. Essa mudança foi muito feliz. Achei bonito.”

Ela fala que o retorno do evento no município é um anseio antigo. “Comecei a trabalhar na feira aos 40 anos e parei aos 70, porque não tinha mais condições. As presidentes das entidades, até pouco tempo, pediam por essa retomada. E todas receberam com muita alegria a notícia de que o trabalho será continuado”.

Além disso, Mercedes ressalta que se emocionou ao saber que Margarete escolheu o dia 27 de setembro para a inauguração da Feira da Amizade. “É o dia em que minha filha, já falecida, que tinha síndrome de down, nasceu. Na época, a Apae funcionava em um prédio velho e precisava muito de ajuda. Com a Feira da Amizade, a instituição conseguiu terminar sua construção e hoje atende a mais de 2 mil crianças.”

Mercedes diz que após ver o resultado positivo, ela e outros voluntários não tiveram coragem de parar. “Percebemos que o povo de Jundiaí é muito generoso. E por isso, fizemos a Feira por 30 anos.” Além do evento, realizado sempre em setembro, as senhoras organizadoras da feira faziam ainda jantares, bingos e desfiles, para arrecadar fundos para os mais necessitados.

Agora, Mercedes é só ansiedade e aguarda pelo dia 27 de setembro. “Dizem que o passado não volta. Mas eu creio que ele não só volta, como nos acompanha pela vida toda.”


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/06/solidariedade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original