Coordenadoria da Mulher faz ação em bairros da cidade
Publicada em 11/09/2013 às 15:32Com o objetivo de informar e orientar as mulheres acerca dos direitos, especialmente no que diz respeito à proteção contra a violência, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres deu início nesta quarta-feira (11) a um trabalho nos bairros da cidade.
Mais
Inscrições para o Festival Gastronômico vão até dia 20
O trabalho começou pelo Jardim São Camilo com a distribuição de panfletos que trazem cópia da Lei Maria da Penha e comentários sobre como proceder e a quem procurar ajuda quando a mulher sofrer algum tipo de violência – seja física, moral, sexual ou patrimonial.
A titular da Coordenadoria da Mulher, Mônica Barranqueiros, explicou que é muito importante ir ao encontro da comunidade, para informar e também ouvir. “Esse contato, poder olhar nos olhos das pessoas e dizer que estamos de braços abertos, tudo isso faz a diferença”, comenta a coordenadora. A entrega do material no Jardim São Camilo foi acompanhada pelo vereador José Dias.
A comerciante Madalena Pedro de Abreu foi uma das primeiras a receber o panfleto elaborado pela Coordenadoria da Mulher. Para ela, esse trabalho ajuda a deixar as pessoas mais atentas com relação aos direitos como cidadãs. Dona de uma pequena cozinha industrial, ela comercializa pratos feitos, atendendo toda a comunidade local. No dia a dia, Madalena conhece e conversa com muitas pessoas. “Acho que posso contribuir com esse trabalho, pois tenho um contato grande com a população do bairro”, disse, elogiando a iniciativa.
Lei Maria da Penha
Criada em 2006, a lei 11.340 é um instrumento de defesa para as mulheres, pois define e criminaliza agressões desumanas a que elas estão submetidas no ambiente familiar e doméstico. Grande parte da população pouco ou nada ouviu falar sobre a lei e, ao contrário do que se pensa, a agressão não significa exclusivamente a violência física. Ela pode se manifestar de diversas formas, como a difamação, o dano psicológico, a ofensa à moral, dentre outras.
No material distribuído pela Coordenadoria da Mulher, há orientações sobre como proceder quando uma mulher se sente violada em algum dos direitos. Mônica Barranqueiros informa que depois do Jardim São Camilo, outras localidades serão visitadas em breve. As entidades de moradores, lideranças comunitárias e grupos em geral que desejarem ter acesso ao material, podem entrar em contato com a coordenadoria no oitavo andar do Paço Municipal. O telefone para mais informações é o (11) 4589-8870.
Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
-
27/02/2023
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher completa 20 anos com solenidade
-
15/11/2022
Semana do Empreendedorismo Feminino começa nesta quarta-feira com ações gratuitas. Faça sua inscrição!
-
09/11/2022
Jundiaí terá Semana do Empreendedorismo Feminino com cursos, palestras e rodada de negócios
-
17/08/2016
Fórum discute álcool e outras drogas na Faculdade de Medicina
Baixe as fotos desta notícia na resolução original