Nos restaurantes, um giro pela culinária do mundo

Publicada em 17/09/2013 às 18:47

De um lado, comida para lá de brasileira. Do outro, um restaurante com as delícias da culinária japonesa. Também não faltará o sabor marcante da comida alemã e a variedade da cozinha italiana. Tudo isso no espaço dos restaurantes, na Feira da Amizade, que ocorre entre os dias 27, 28 e 29 de setembro, e 4, 5, 6 de outubro, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). O objetivo do evento, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) é auxiliar as entidades sociais da cidade.

Mais
Miss e Mister Melhor Idade ainda tem inscrições

Restaurante italiano tem como opção macarrão. Há ainda os restaurantes japonês, alemão e brasileiro

Restaurante italiano tem como opção macarrão. Há ainda os restaurantes japonês, alemão e brasileiro

O restaurante italiano ficará por conta do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), em parceria com as comunidades do Caxambu, Roseira e Toca. De acordo com a presidente da instituição, Lucinda Cantoni Lopes, entre os pratos do cardápio está o frango frito, polenta, macarronada e nhoque. “A nossa expectativa para a Feira da Amizade é muito positiva. Esperamos que seja o ponto de encontro das famílias de Jundiaí e região”. Além do restaurante, a instituição terá ainda uma barraca de artesanato e outras duas com crepe no palito, churros e maçã do amor.

No cardápio do restaurante alemão, da Cidade Vicentina Frederico Ozanam, em parceria com o Frigorífico Berna, cervela (salsichão bovino grelhado); eisbein aperitivo (joelho suíno com chucrute); salsichão schüblig, com salada de batatas e mostarda; eisben com acompanhamento (salada de batatas, kassler e weisswurst); strudel com creme de baunilha, com recheio de maça ou chocolate; e kartoffelpuffer, com recheios de purê de maçã, requeijão ou creme de morango. “Realizamos muitos eventos ao longo do ano. E, nossa intenção com a Feira da Amizade é arrecadar fundos para manter a instituição”, comenta o administrador da Cidade Vicentina Antônio Celso Preterotti.

Já o restaurante japonês fica por conta da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Jundiaí e contará com yakissoba, mini yakissoba, tempurá, sushi, sashimi e temaki. Para o presidente da Nipo, Tuguiu Sakae, a Feira, além de reunir atrações culturais e culinárias, também chama a atenção pelo fato de colaborar com as insittuições do município. “É uma festa com um aspecto diferente das normais, com o foco assistencial. E, por isso, esse evento é de grande importância para a cidade.”

Ele destaca que a Nipo já participou da Feira da Amizade em outras edições. “Esperamos que volte em moldes semelhantes e que a população colabore e participe.”

O restaurante brasileiro vai beneficiar a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal). O trabalho será feito em parceria com o Birra. No cardápio, diversos pratos, como peito de frango empanado, acompanhado por arroz, feijão, farofa, salada de alface americana e tomate, com molhos a escolher; steak bovino ao molho madeira, também com arroz, feijão, farofa e salada e molhos; estrogonofe de frango com arroz e fritas. Há ainda opções de filés de carne e frango à parmegiana, ambos acompanhados por molho de tomate, queijo, arroz e fritas. As crianças têm a opção Kids, com isca de frango, arroz, feijão, farofa, saldada de alface americana, tomate e molho italiano.

O restaurante contará também com sobremesas, como mini churros, brigadeiro de colher e sundaes.

Serviço

A Feira da Amizade ocorre nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 4, 5 e 6 de outubro, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). Às sextas, o evento começa às 19h e termina às 22h. Aos sábados, o público pode conferir as atrações das 10h às 22h. Nos domingos, a Feira da Amizade ocorre das 10h às 20h.

O Parque da Uva fica na Avenida Jundiaí, s/nº, Anhangabaú.

Por Luana Dias
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/17/feira-da-amizade-nos-restaurantes-um-giro-pela-culinaria-do-mundo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original