Palestra ressalta direitos e deveres dos ciclistas

Publicada em 22/09/2013 às 14:20

Organizador da atividade realizada para celebrar o Dia Mundial sem Carro em Jundiaí, o estudante Gianlucca Hernandez, 16 anos, não esconde a paixão pela bicicleta. “Uso a bike todos os dias. Vou para escola, para qualquer lugar”, destacou. Integrante do Pedala Jundiaí, ele foi um dos responsáveis pela palestra sobre condução de bicicletas, realizada neste domingo (22), na avenida Prefeito Luiz Latorre.

Mais
Confira a programação completa da Semana do Trânsito

Gianlucca (à esquerda) fala da relação bicicletas e trânsito

Gianlucca (à esquerda) fala da relação bicicletas e trânsito

Noções de pilotagem, dicas de segurança e até de códigos visuais que devem ser utlizados pelos ciclistas na sinalização e contato com motoristas nortearam a palestra. Depois, um rápido bate-papo para tirar dúvidas e a ação foi fechada com um passeio ciclístico.

“A bicicleta é um meio eficiente de locomoção. Criamos o Pedala Jundiaí justamente para mostrar isso”, completou Gianlucca.

Além de realização do Pedala Jundiaí e parceria da Secretaria de Transportes, o evento alusivo ao Dia Mundial sem Carro contou com apoio da Mega Bikers, Kbong e Bicicletada Jundiaí.

O que é
O Pedala Jundiaí é um grupo aberto, formado por voluntários que querem difundir a “cultura do pedal”. Participa de um movimento mundial que começou a tomar as ruas de São Francisco, nos Estados Unidos, no início dos anos 1990.

Formada em abril de 2009, a Bicicletada é um movimento sócio ambientalista, cujo objetivo é conscientizar as pessoas a utilizarem transportes alternativos, “saindo do individualismo motorizado para construir uma sociedade mais saudável e humana”.

Por Emerson Leite
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/22/palestra-ressalta-direitos-e-deveres-dos-ciclistas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original