Secretaria de Transportes faz palestra para motoristas do Situ

Publicada em 24/09/2013 às 14:04

Uma equipe da divisão de Educação e Estatística da Secretaria de Transportes realizou sábado (21) uma palestra abordando os cuidados que os motoristas do transporte público de Jundiaí devem adotar, no sentido melhorar a conduta e contribuir para a segurança no trânsito da cidade. A palestra educativa foi uma das atividades organizadas pela Setransp durante a Semana Nacional do Trânsito, que teve início dia 18.

Mais
Setembro Azul marca ‘inclusão’ dos surdos

Grupo de motoristas é o primeiro a receber o treinamento

Grupo de motoristas é o primeiro a receber o treinamento

Um dos termos abordados pela equipe foi a alta velocidade. Utilizando cálculos, estatística e material áudio visual, a palestrante Juliana Maia alertou os motoristas sobre a diferença que a redução de 10 km/h pode ter na hora de tomar alguma atitude defensiva no trânsito. “Utilizamos exemplos de um automóvel que a 70 km/h não permite que o motorista, numa situação de risco de atropelamento, pare antes de atingir um pedestre. O mesmo não aconteceria se o motorista estivesse a uma velocidade de 60km/h”, explicou.

Outro ponto abordado foi a conduta do motorista quanto ao uso de equipamentos de segurança, como cinto, capacete e obediência às leis de trânsito. Atenção e concentração, assim como o risco de dirigir ao falar no celular ou ingerir bebida alcoólica também fizeram parte do conteúdo.

“É importante abordar todo esse conjunto de situações, afinal de contas, além de profissionais do transporte coletivo, eles também são motoristas ou motociclistas fora do trabalho”, ressaltou Juliana.

Para o motorista da Viação Três Irmãos, Sergio Accieri, a palestra foi importante para os profissionais. “Quanto mais conhecimento a gente adquirir, melhor. E com isso tentar evitar os problemas que acontecem”, disse ele. “Discutir situações que por acaso outro profissional tenha vivido ajuda no cuidado do dia a dia”, concluiu.

Semana do Trânsito

As atividades relacionadas à Semana do Trânsito em Jundiaí continuam até quarta-feira (25). Nesta segunda-feira, a equipe da Setransp realizou palestras sobre transporte seguro para gestantes e crianças no Hospital Universitário e na Sobam.

Confira a programação para os próximos dias:

24 de setembro
14h – Atividade de Orientação Travessia Segura: Condomínio de Empresas BR Properties – Rua Kanebo, 175 – Distrito Industrial
8h – 2ª Turma – Curso de Pilotagem de Motocicleta – Agentes de Trânsito/ GM/ Polícias Militar e Rodoviária – Centro de Treinamento da Honda – Indaiatuba – SP

25 de setembro
8h –
2ª Turma – Curso de Pilotagem de Motocicleta – Agentes de Trânsito/ GM/ Polícias Militar e Rodoviária – Centro de Treinamento da Honda – Indaiatuba – SP
9h – Workshop para Agentes de Trânsito – CIESP
Palestrante: Ten. Cel. Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, Paulo Wilhelm de Carvalho
10h – Palestra: Orientação Transporte Seguro para Crianças e Gestantes – Sobam
19h30 – Participação da equipe de Educação no Trânsito na abertura do Concurso Musical Guri – Teatro Polytheama

Por Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/24/secretaria-de-transportes-faz-palestra-para-motoristas-do-situ/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original