Workshop para agentes integra Semana do Trânsito

Publicada em 25/09/2013 às 18:43

A programação desenvolvida pela Secretaria de Transportes para marcar a participação de Jundiaí na Semana Nacional do Trânsito teve sequência nesta quarta-feira (25) com um workshop para agentes de trânsito. A comemoração integra o evento Década Mundial de Segurança no Trânsito (2011/2020), que neste ano trabalha o tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: Efeitos, responsabilidades e escolhas”. Desde o dia 18, diversas ações têm sido realizadas na cidade, envolvendo palestras, treinamentos, capacitação e até apresentação musical, com a participação dos jovens músicos do Projeto Guri.

Mais
Segurança no trânsito é tema de concurso musical

O prefeito falou sobre a responsabilidade de cada um na prevenção

O prefeito falou sobre a responsabilidade de cada um na prevenção

Durante o encontro, o prefeito Pedro Bigardi destacou a importância da população das cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) se unirem em ações conjuntas para combater a violência e o desrespeito no trânsito, que têm sido responsáveis pela elevação dos índices de acidentes com mortes.

O prefeito realçou que a questão da mobilidade urbana não tem mais limite e a discussão em busca de soluções envolvem todas as cidades da nossa região. “Em recente reunião da AUJ criamos a Câmara Temática Trânsito e Mobilidade, já pensando no desafio que temos pela frente”, concluiu.

O secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, expressou com números a necessidade de se ampliar as ações no caminho da redução dos índices de mortes no trânsito. No Brasil, mais de 42 mil pessoas perdem a vida no trânsito e Jundiaí quer ajudar a reduzir essa estatística. Segundo ele, isso só vai acontecer se cada um assumir suas responsabilidades. “Não há mais espaço para o álcool e a direção, para a alta velocidade, para os rachas ou para o descumprimento da legislação.” No ano passado, mais de 30 pessoas perderam a vida no trânsito na área urbana de Jundiaí.

O workshop, realizado no auditório do Ciesp, contou com a presença de representantes de diversas cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), além de oficiais dos organismos de segurança do município, como Polícia Militar, 12º GAC, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e representantes do DER e concessionárias AutoBAn e Rota das Bandeiras.

Workshop
O soldado da Polícia Militar Douglas Vitoriano, especialista em treinamento de trânsito e professor do Centro de Estudos Avançados e Treinamento – CEAT, disse que a situação tende a melhorar bastante com a inclusão da educação de trânsito no currículo escolar. “Conhecer um pouco das leis e iniciar um processo de conscientização é algo que precisa começar cedo, pela sala de aula”, disse.

O especialista apresentou as atualizações do Código Brasileiro de Trânsito e discorreu também sobre as posturas que regem os agentes de trânsito. Exemplos de como atuar diante de casos diversos de infrações de trânsito também reforçaram a manhã de atividades. Ao final, diversos exemplares do CBT foram sorteados entre os presentes.

O vereador Celso Arantes e o secretário Dinei Pasqualini entregam o CBT ao prefeito

O vereador Celso Arantes e o secretário Dinei Pasqualini entregam o CBT ao prefeito

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/25/workshop-para-agentes-integra-semana-do-transito/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original