Ciclistas orientados no Dia Mundial sem Carro
Publicada em 22/09/2013 às 13:52A pequena Giovana, de 8 anos, acordou cedo neste domingo (22) com um objetivo: ir à avenida Prefeito Luiz Latorre, andar de bicicleta. Ao lado dos pais, ela não só atingiu esse objetivo como garantiu a manutenção da ‘companheira’ e ainda recebeu dicas de como deve se portar ao pilotar a magrela. Tudo isso fez parte das comemorações do Dia Mundial sem Carro, celebrado em Jundiaí por meio de uma parceria entre a Secretaria de Transportes e o movimento Pedala Jundiaí.
Mais
Palestra ressalta direitos e deveres dos ciclistas
A atividade ocorreu no cruzamento das avenidas Prefeito Luiz Latorre e Nove de Julho, onde já existe a ciclofaixa utilizada aos domingos pela população. Uma oficina de bikes foi montada para dar suporte gratuito aos ciclistas. Ajustes como alinhamento de guidão, altura do banco e calibragem dos pneus foram os mais solicitados. Para Giovana, tudo perfeito. “Gosto de andar de bicicleta”, afirmou, ao lado da mãe Adriana Manzine e do pai Marcos Paulo Alves de Assis.
“Eu e minha filha já tínhamos bicicleta. Chamei minha esposa para vir com a gente, ela comprou a bicicleta na sexta (20)”, lembrou Assis. Adriana já aprovou a ideia. “Sempre tivemos vontade de vir aqui, na ciclofaixa, mas íamos deixando. Quando vi sobre este evento na internet, resolvi comprá-la”.
Palestra
Além da oficina, funcionários da Secretaria de Transportes distribuíram panfletos com o tema “O trânsito não é lugar de brincadeira”. Também foi realizada uma palestra com informações sobre regras de trânsito e dicas de segurança preparadas pelo Pedala Jundiaí. O tema faz parte, inclusive, das ações do Programa de Humanização do Trânsito (PHT) – lançado semana passada pela Prefeitura de Jundiaí. O objetivo é a educação e conscientização de todos que se utilizam do trânsito na cidade.
Para a família da Giovana, a conscientização é importante. “Além disso, é bacana pelo lazer e por passarmos esse tempo juntos”, lembrou Adriana.
A diretora de Trânsito da Prefeitura de Jundiaí, Regina Romão, acompanhou a atividade e ressaltou a importância da parceria. “Queremos mostrar que a população tem opção de outro meio de transporte, que a bicicleta vai muito além do lazer. Para isso, inclusive, já incluímos no Plano de Mobilidade Urbana a previsão de uma rede cicloviária de 30 km estruturada para o município”, comentou.
Ainda segundo Regina, trazer a população para a discussão de projetos destinados à melhoria da cidade é primordial. “Esta parceria com o Pedala Jundiaí foi feita pela dedicação que eles têm com o tema. Queremos envolver a sociedade nesse assunto, que é mundial e que vai ajudar a reduzir o número de veículos existentes hoje”.
Além de realização do Pedala Jundiaí e parceria da Secretaria Municipal de Transportes, o evento contou com apoio da Mega Bikers, Kbong e Bicicletada Jundiaí.
Por Emerson Leite
Fotos: Cleber de Almeida
-
01/08/2022
Diretão chega para agilizar a vida dos usuários de transporte público
-
26/07/2022
Jundiaí sedia Fórum Paulista de Mobilidade Urbana
-
15/07/2022
Prefeitura e PM assinam convênio para aumentar a segurança no trânsito
-
10/06/2022
Em reunião da Região Metropolitana de Jundiaí, gestores alinham propostas de trânsito e transporte
Baixe as fotos desta notícia na resolução original