Estatísticas preocupam gestores do trânsito

Publicada em 18/09/2013 às 22:35

Os dados apresentados por Branco preocupam. O Brasil, relatou ele, está no topo da lista dos países com maior número de mortes no trânsito, com 23,4 mortes por 100 mil habitantes. Para se ter ideia, o Reino Unido tem 3,1 mortes por 100 habitantes. “Vivemos uma epidemia. É uma situação que exige providências urgentes”, alertou. E Jundiaí segue a tendência do País, com 22,2 mortes por 100 habitantes.

Para Branco, a Semana Nacional do Trânsito é uma celebração, uma forma de concentrar e colocar em evidência o tema. “Mas é preciso pensar no tema o ano inteiro.”

Apesar dos problemas, Branco mostrou algumas ações que têm mostrado bons resultados, como a redução da velocidade máxima permitida nas vias e a lei seca. Estudos comprovam que diminuir 10 km/h no limite de velocidade reduz 38% a taxa de acidentes. Em São Paulo, exemplificou Branco, depois que a Prefeitura reduziu a velocidade na avenida 23 de Maio, o número de acidentes caiu 28%.

“Cidades que criaram programas com apoio de organizações não-governamentais também estão tendo sucesso.” A palavra-chave, segundo ele, é “gestão”. “Envolve vontade política, organização, método e continuidade, que deve ultrapassar as gestões de governos.”

Por Niza Souza


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/18/estatisticas-preocupam-gestores-do-transito/
Leia mais sobre