Nicolino de Lucca/60 anos: Jurandir Ienne relembra equipe imbatível do atletismo

Publicada em 02/10/2013 às 09:50

Aos 72 anos, Jurandir Ienne relembra do Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, que completa 60 anos em outubro, antes mesmo da existência deste espaço de prática esportiva, lazer e entretenimento. “Eu brincava lá antes dele ser construído. Era um barranco e como morava perto, sempre estava ali. Lembro também que tinha uma cruz onde ficam agora as quadras de tênis. O pessoal ia até lá rezar”, disse.

Mais
Álbum de fotos 60 anos de Bolão
Jundiaí ganha perfil completo em site da ONU

Com Paço iluminado, Outubro Rosa tem início

Jurandir Ienne conquistou duas medalhas em Sul-Americanos

Jurandir Ienne conquistou duas medalhas em Sul-Americanos

Depois da inauguração do local, ele trocou as brincadeiras pelos treinos. Jurandir Ienne fez parte da equipe de atletismo que foi base da seleção brasileira nos anos 1960.

Comandada por Leonetto Carletti, a equipe tinha Nelson Prudêncio (duas vezes medalhista olímpico no salto triplo – prata nos Jogos da Cidade do México/1968 e bronze em Munique/1972), Nenê Ienne, José Sandovetti, Fátima Germano, Atílio Denardi Alegri, José Carlos Jaques, Gino Sablish e Wilson Bueno.

“Comecei a treinar com 13, 14 anos, e o Leoneto Carletti era o pai de toda a equipe. Ele ia me buscar em casa, me acordava às 7 horas para treinar”, disse.

Atleta compete com o ginásio ao fundo

Atleta compete com o ginásio ao fundo

Especialista no 100m e 400m com barreira, Jurandir disputou três Sul-Americanos (duas vezes na Argentina e uma no Equador), com medalhas de ouro e prata conquistadas. “Nossa equipe era muito unida. O Nelson Prudêncio era nossa estrela, mas tínhamos vários atletas se destacando. Antes do Nelson Prudêncio chegar, eu é quem saltava. Depois deixei para ele”, disse.

E completou: “No começo a gente só treinava uma vez por semana, por causa da escola. Imagina se a gente pegasse sério todos os dias! Eu nunca ganhei nada com isso, competia por amor a Jundiaí. Sempre recebi proposta para sair daqui, mas nunca fui.”

A equipe de atletismo também foi tetracampeã dos Abertos. “A nossa equipe era temida no Estado. E não era só o atletismo, Jundiaí tinha equipes temidas no basquete, vôlei e até no saltos ornamentais.”

Por Fábio Frattini Manzini
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/02/nicolino-de-lucca60-anos-jurandir-ienne-relembra-equipe-imbativel-do-atletismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original