Emeb promove atividade sobre a história afrobrasileira

Publicada em 08/10/2013 às 16:26

A Emeb Professor Oscar A. Guelli, no Bairro da Roseira, realizou uma ação especial para marcar o encerramento da “Semana de Estudos e Valorização de Nossas Raízes Afrodescendentes”, promovida pela escola. O evento contou com um convidado especial, o coordenador da Igualdade Racial, Vanderlei Victorino. O movimento faz parte da implementação da Lei 10.639, que obriga a inclusão na grade curricular do ensino das histórias da África e afrobrasileira a partir de 2014.

Mais
Mente Inovadora tem seletiva para olimpíadas regionais

Desfile de penteados afro faz sucesso em escola

A partir de 2014, escolas terão de incluir história da África e afrobrasileira na grade curricular

A partir de 2014, escolas terão de incluir história da África e afrobrasileira na grade curricular

“No início do ano fizemos um trabalho de sensibilização com todos os professores da rede de ensino municipal no sentido de orientar sobre a importância de se aplicar a lei e também formas de aplicá-la. Foram dois meses de trabalho e agora começamos a colher os frutos”, diz Vanderlei Victorino.

Na Emeb Oscar Guelli, 266 crianças participaram da atividade de encerramento, 85 do Ensino Infantil, de 3 a 5 anos, e 181 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Segundo a diretora da escola, Laura Rizzi Rancoleta, os alunos realizaram o estudo das histórias da África e afrobrasileira durante o mês de setembro e o resultado foi apresentado na semana passada. As atividades envolveram principalmente as disciplinas de Língua Portuguesa e História.

“Entendemos ser importante estudar essa história e refletir positivamente no presente sobre o congraçamento de nossas origens”, diz a diretora. A atividade de encerramento teve contação de história, oficina de culinária de prato de origem africana (cuscuz) e roda de capoeira. Além disso, os trabalhos produzidos pelos alunos em sala de aula foram expostos.

De acordo com Victorino, este ano várias escolas da rede municipal, mesmo ainda sem a obrigatoriedade, já estão desenvolvendo ações como esta. “Isso faz com que as crianças tenham um outro olhar e se respeitem. A lei veio para dar dignidade e respeito para todas as etnias e religiões.”

O evento da Emeb da Roseira contou com a colaboração da Biblioteca Municipal, da Secretaria de Educação e do grupo de capoeira do Mestre Edivaldo, de Jarinu.

Niza Souza


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/08/emeb-promove-atividade-sobre-a-historia-afrobrasileira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original