Prefeitura resgata praças no centro antigo da cidade
Publicada em 31/10/2013 às 17:01A revitalização de três praças no centro antigo da cidade é um dos resultados da estratégia adotada neste ano pela Prefeitura de Jundiaí de trabalhar com estudos de impacto de vizinhança (EIV), abrangendo até os grandes empreendimentos já aprovados anteriormente. O tema está disponível para consultas até o dia 13 de novembro (quarta-feira), no expediente técnico da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, no Paço.
Mais
Parque da Cidade é opção para o feriado
1 milhão de m² de asfalto até o fim do ano
As áreas envolvidas são as praças Frederico Ozanam (em frente à antiga Casa de Saúde), Dom Pedro II (em frente ao Hospital São Vicente) e a do Largo São Bento (no entorno do Mosteiro), que rodeiam o empreendimento Praça Central Jundiaí, da empresa Odebrecht Realizações Imobiliárias.
Esse empreendimento, que já estava aprovado em 2012 mas fechou um acordo de melhorias urbanas neste ano, é formado por três subsolos, um pavimento térreo com a proposta de interação com os espaços públicos do entorno e mais 18 andares de espaços comerciais. Um dos componentes é a estrutura para o funcionamento por 24 horas de alguns serviços.
“Até o ano passado a data do protocolo do projeto determinava se passaria ou não pelo EIV. A mudança que implementamos, atingindo todos os grandes empreendimentos, causou algumas reclamações mas é a melhor solução para a cidade. Cada caso tem uma análise. No final, o empreendedor acaba por compreender que a valorização da cidade também beneficia seu empreendimento.”, afirma a secretária Daniela da Camara Sutti, do Planejamento. A valorização do centro por meio das praças foi o foco principal.
Praças revitalizadas
A reforma da praça Dom Pedro II, também conhecida como Largo das Rosas, foi iniciada neste ano (em paralelo com a conservação da fachada de 1924 da antiga Fratellanza, ameaçada de demolição no antigo projeto do Hospital Regional). Os trabalhos incluem até a limpeza do busto de Dom Abade.
Nas praças Frederico Ozanam e São Bento, o grande destaque será a revitalização dos pisos originais em mosaico português, além de modernização com pisos táteis de alerta e a limpeza do busto esculpido (na primeira) e dos novos parque infantil e academia ao ar livre (na segunda).
Avanços
O uso do Estudo de Impacto de Vizinhança com análise mais rigorosa é um ponto defendido também pelo diretor de planejamento Décio Pinheiro Pradella. “A cidade cresceu e até então não eram utilizados instrumentos urbanísticos mais avançados. As secretarias de Planejamento e de Transportes montaram e capacitaram equipes técnicas especializadas e isso deve melhorar a capacidade de gestão urbana”, afirma.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio e Alessandro Rosman
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original