Experiências do terceiro setor são debatidas em fórum

Publicada em 25/10/2013 às 16:42

Representantes de diversos órgãos e entidades que atuam com questões ligadas ao terceiro setor estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (25), na Cúria Diocesana de Jundiaí, onde foi realizado o 14º Encontro do Fórum Cáritas do Terceiro Setor e Políticas Sociais.

Mais
Prefeito recebe visita do subsecretário de Cotia

Um dos palestrantes, Roberto Augusto de Araújo

Um dos palestrantes, Roberto Augusto de Araújo

O fórum, que tem como tema deste ano “Desenvolvimento local: um diálogo entre o protagonismo social comunitário e a gestão pública”, vem sendo coordenado pela Cáritas há mais de 3 anos – já são quatro edições anuais.

O objetivo é discutir todos os temas relacionados ao terceiro setor, promovendo a capacitação e a atualização daqueles que atuam na área, seja por meio dos órgãos públicos ou das entidades. Por ser ligado à Cúria Diocesana, o evento ganha dimensões regionais e conta, todos os anos, com a presença de representantes das 11 cidades de sua abrangência.

A coordenadora técnica do fórum, Maria Rosângela Moretti, destaca que a presença do terceiro setor na cidade e região tem crescido de forma expressiva e contribuído para alavancar as políticas públicas de maneira geral. “Tem sido observado um aumento crescente de pessoas inseridas no terceiro setor, não somente voluntárias, mas profissionais também, o que agrega valores ao voluntariado”, comenta a coordenadora.

Fumas
A Fundação Municipal de Ação Social está presente não só nesse evento como também nas ações desenvolvidas durante todo o ano, por conta do envolvimento do atual presidente, Rodrigo Mendes Pereira. “Ele já era um militante das nossas ações e agora, com a Fumas, é possível expandi-las para todas as comunidades”, explica Maria Rosângela.

Assim como a Fumas, o Senac de Jundiaí também tem uma participação muito positiva no processo de condução de ações que envolvem o terceiro setor. De acordo com a gerente da unidade local, Cláudia Itano, um exemplo dessa parceria produtiva com a Fumas é a presença da instituição no projeto de reurbanização do Jardim São Camilo.

“Estamos ajudando a construir as propostas com o poder público, colaborando na mediação e inserindo cursos de capacitação, visto que o processo não envolve apenas a mudança para um imóvel melhor, mas um conjunto todo de iniciativas que engrandecem o cidadão”, diz.

Fórum
Realizado das 8h30 às 12h, o fórum contou ainda com palestras de Roberto Augusto Carvalho de Araújo, administrador com especialização em terceiro setor, e Vlamir Sartori, administrador especializado em planejamento estratégico e desenvolvimento, tendo participado de diversos projetos voltados ao terceiro setor.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/25/experiencias-do-terceiro-setor-sao-debatidas-em-forum-da-caritas-diocesana/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original