UBS Colônia discute melhorias de acessibilidade

Publicada em 23/10/2013 às 19:07

A preocupação com os riscos externos do acesso à unidade de saúde foi um dos principais temas da reunião promovida pelo conselho gestor da UBS Colônia com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, nesta quarta-feira (23). Para diversos participantes, um acesso adequado para pacientes e uma sinalização planejada para a segurança é cada vez mais necessária no local.

Mais
UBS Comercial analisa locais para nova sede
Faculdade de Medicina realiza 1ª Jornada de Cardiologia

Reunião com moradores discute reurbanização no Sorocabana

A reunião na Colônia: unidade já é tradicional no bairro

A reunião na Colônia: unidade já é tradicional no bairro

“O aumento do atendimento domiciliar, por exemplo, está dentro de nossos objetivos, que no plano de metas passam de cinco para 30 equipes ao longo do governo”, explicou Miranda sobre as metas do prefeito Pedro Bigardi.

A reforma da unidade, que está nos planos da secretaria, foi apenas um dos tópicos. Uma visão geral sobre a reestruturação da saúde em Jundiaí, incluindo a descentralização das urgências com as quatro unidades de pronto atendimento (UPA 24 Horas), foi apresentada aos participantes incluindo a UPA Ponte São João, a pouca distância do local.

A secretaria confirmou que espera fechar o ano com os dois PA 24 Horas próprios, o Central (aberto em março) e o Retiro (para dezembro). Nos comentários de moradores, questões como a redução de filas em diversos tipos de exames e procedimentos foram relatados. Sobre o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Miranda afirmou que o diálogo iniciado no Estado será retomado. E confirmou que serviços limitados por recursos humanos, como ortopedia e neurologia, terão reforço terceirizado.

Rede
Miranda também destacou os planos de informatização completa da rede para o prontuário eletrônico, além da série de projetos aprovados para Jundiaí usar recursos federais – inclusive o futuro hospital de clínicas, com 300 leitos.

O cartaz de chamada de novos grupos de diabéticos, hipertensos e gestantes afixado na entrada da unidade reforçou a fala dos moradores na reunião de que a Colônia está recebendo novas pessoas e não é um bairro apenas de idosos.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/23/ubs-colonia-discute-melhorias-de-acessibilidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original