UBS Jardim do Lago discute ampliação da sede

Publicada em 30/10/2013 às 15:27

Moradores do Jardim do Lago conversaram nesta quarta-feira (30) com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, sobre a ampliação da unidade básica de saúde (UBS) do bairro e concordaram numa cooperação para a busca de um imóvel adequado aos serviços do setor enquanto uma nova sede é projetada e construída.

Mais
UBS São Camilo tem redistribuição de moradores

UBS Colônia discute melhorias de acessibilidade

Cláudio Miranda (à direita): alternativas para UBS Jardim do Lago

Cláudio Miranda (à direita): alternativas para UBS Jardim do Lago

A parceria com o Governo Federal, que já liberou mais de R$ 18,5 milhões para a saúde em Jundiaí, motivou a mudança na definição da nova UBS Jardim do Lago.

Apontada como prioridade no início do ano, o processo teve andamento junto ao Ministério da Saúde, tendo como alvo uma antiga cancha de bocha no parque que está sendo construída no bairro. Mas uma lei estadual proíbe nova destinação para áreas verdes e suspendeu a concretização de recursos.

“Estamos ampliando o orçamento da saúde com esses repasses, a maioria a fundo perdido. Pretendíamos usar o projeto, que inclusive veio do governo anterior, mas agora será preciso revê-lo”, comentou.

A alternativa de uma nova sede alugada (com mais espaço) enquanto é decidida a ampliação do prédio atual ou a construção de uma outra sede foi o rumo apoiado no encontro, que contou também com a presença do diretor do Procon, Adilton Garcia, e do vereador Gustavo Martinelli.

Conselho
Uma providência solicitada tanto pelo secretário quanto pela gerente regional de unidades básicas daquela região, Josyanne de Arruda Franco, é a recomposição do conselho gestor da unidade.

“É importantíssimo termos esse canal de diálogo direto”, explicou Josyanne. Uma das moradoras presentes, que se identificou como dona Chica, apoiou a medida lembrando de demandas localizadas da região como as visitas domiciliares, os horários dos médicos ou a cobrança de exames e consultas.

Para Cláudio Miranda, as filas de espera diminuíram em muitas áreas e vão continuar em queda. “Onde não resolvemos com concursos públicos, convênios atuais ou remanejamentos, como na ortopedia, na neurologia e na oftalmologia, faremos novos contratos terceirizados. Nas próximas semanas teremos efeitos disso”, informou.

Ele também considerou as providências para a UBS Jardim do Lago como inadiáveis e apontou a expectativa da cooperação proposta na reunião como caminho para a solução do problema.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/30/ubs-jardim-do-lago-discute-ampliacao-da-sede/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original