Procon Jundiaí amplia espaço físico

Publicada em 06/11/2013 às 17:37

O Procon de Jundiaí promoveu uma reestruturação no espaço físico para ampliar o atendimento à população. A partir desta quarta-feira (6), o órgão passa a contar com mais uma sala para a realização de audiências conciliatórias. Agora com dois espaços, o número de audiências também dobra, passando de 16 para 32 por dia.

Mais
Prefeitura dará uniformes para 26 mil crianças

Audiências conciliatórias: Procon realiza até 32 por dia

Audiências conciliatórias: Procon realiza até 32 por dia

Diariamente, uma média de 120 pessoas procura o órgão, com as mais diferentes demandas entre consumidor e empresas. Desses atendimentos, boa parte resulta em audiências conciliatórias, o que, para o diretor do Procon, Adílton Garcia, é um passo importante em direção à solução das questões. “A criação de mais uma sala vai dar ainda mais agilidade aos processos”, analisa o diretor.

O Procon de Jundiaí tem procurado sempre se aprimorar nas práticas, com a implantação de recursos mais eficazes para resolver as demandas. Um exemplo disso é a CIP eletrônica, ou seja, a Carta de Informações Preliminares, que dá a base para a negociação entre as partes.

Antes, o documento era enviado pela via postal. Agora, de forma eletrônica, o prazo foi reduzido de 30 dias para 10 dias. “Isso é muito bom, porque acaba com aquela lentidão que só prejudica quem depende de uma solução e também para os reclamados, que igualmente desejam um final satisfatório para a demanda”, comenta Adílton.

Apoio da SMAA
O diretor do Procon destaca o apoio que recebe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, à qual está atrelado o órgão.

Adílton, diretor do Procon: apoio incondicional da Secretaria de Agricultura

Adílton, diretor do Procon: apoio incondicional da Secretaria de Agricultura

Segundo o diretor, essa retaguarda está presente não só na questão dos equipamentos e material humano, mas também pela implantação de políticas públicas, que resultam em um atendimento mais humanizado, com servidores melhor preparados e em constante processo de capacitação. “O secretário Marcos Brunholi nos dá autonomia e o amparo necessário para atuarmos dentro das necessidades da cidade”, diz Adílton.

Sem chegar ao judiciário
O diretor do Procon de Jundiaí aponta ainda que de 85% a 90% dos casos levados até o órgão são resolvidos por meio de acordos e negociações. Com cerca de três mil casos por mês, isso significa que 25 mil ao ano deixam de virar processo, sendo desnecessário buscar a via judicial. “É um número considerável, que mostra o quanto a mediação feita pelo Procon tem sido eficaz na resolução das demandas”, finaliza o diretor.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/06/procon-amplia-espaco-fisico-e-dobra-numero-de-audiencias-de-conciliacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original