Inclusão social: Coordenadorias visitam entidades de Jundiaí

Publicada em 28/11/2013 às 19:04

Com o objetivo de apresentar o papel das coordenadorias municipais, os titulares da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes, e da Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo, iniciaram nesta quinta-feira (28) uma série de visitas às entidades de Jundiaí.

MAIS
Casa Neemias quita dívidas e investe em estrutura

Especial: Gestos da GM em prol da inclusão

No primeiro encontro, no Clube dos Surdos, os coordenadores conheceram o trabalho e as necessidades da associação. “As visitas possibilitam uma aproximação do serviço público, além de apresentar as políticas públicas a cada comunidade. Estamos de portas abertas para todas as entidades. Queremos entender as demandas e ajudar”, afirma Reinaldo Fernandes.

Representantes da associação e coordenadores trocam experiências

Representantes da associação e coordenadores trocam experiências

A ideia da visita, segundo Narrinam Camargo, é levar o estatuto da juventude para as instituições que auxiliam jovens com deficiência e convidá-los para a Conferência da Juventude, que ocorre em dezembro. “Nós queremos garantir que os jovens surdos, ou com qualquer outra deficiência, participem de todos os eventos públicos, exerçam sua cidadania e estejam incluídos de forma integral na sociedade”, disse.

O Clube dos Surdos, que atende cerca de 100 pessoas, de 13 a 80 anos, realiza trabalhos culturais, esportivos, palestras e cursos de libras há mais de 40 anos. “Muitas vezes os jovens surdos não participam de eventos pela limitação, por não ter intérprete. Questionam como podem participar e ser ouvidos. Este é o primeiro passo para garantir a participação deles”, afirma a coordenadora da entidade, Adriana Ribeiro.

Reinaldo Fernandes afirma que existe um projeto da coordenadoria para disponibilizar intérprete em libras em todos os eventos públicos. “Além das libras, queremos que documentos importantes e cartilhas sejam impressos em braile.”

Intérprete desde 2002, Junior Nascimento acredita na inclusão gradativa dos surdos. “Ter a tradução em libras em eventos públicos e culturais, audiências, possibilita que cada vez mais esta comunidade participe de todos os movimentos.”

“As pessoas que têm vontade de aprender libras devem procurar uma associação. Os espaços públicos precisam ter intérpretes para auxiliar, cada vez mais, a comunidade surda”, completa.

Para se inscrever no curso de libras ou saber mais sobre a associação Clube dos Surdos podem entrar em contato pelo telefone (11) 3395-9171 ou pelo e-mail: cecis.libras@yahoo.com.br.

Luiza Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/28/inclusao-social-coordenadorias-visitam-entidades-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original