Virada Negra vai começar pela Câmara Municipal
Publicada em 11/11/2013 às 18:43Uma menção na sessão ordinária da Câmara Municipal, no próximo dia 19 (terça-feira), marca o início da Virada Negra, evento criado pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, festejado no dia 20.
Mais
Avança a parceria entre Jundiaí e Alemanha
Reinaldo diz que o movimento defende mais união e algumas bandeiras, dentre elas a introdução da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em toda a rede de ensino. “Também lutamos para que o Dia da Consciência Negra seja um feriado nacional, além do combate ao racismo e discriminação”, disse.
A estimativa é de que 2 mil pessoas participem da caminhada. A concentração acontece em frente à Câmara Municipal, a partir das 9h30, e segue até a Praça do Fórum pela rua Barão de Jundiaí. “Depois desceremos pela rua do Rosário até chegarmos em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro”, diz Reginaldo. “Vamos lutar pelo nosso direito e fazer valer a igualdade e oportunidade”.
A Virada
A proposta é recontar essa história de maneira muito atrativa e saborosa, já que uma das atividades programadas é a praça de alimentação com culinária típica africana e afro-brasileira. “A data propõe um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional”, explicou Vanderlei Victorino, responsável pela Ceppir.
No Clube 28, também será aberta dia 19, às 23h, a Mostra de Cinema Negro, que terá exibições durante três dias (19, 21 e 22 de novembro). Os filmes são produções que tratam, parcial ou integralmente, o tema. A curadoria é de Rodrigo Tangerino.
Dando sequência à programação, dia 20, às 8h, haverá um culto ecumênico na Câmara Municipal. Um pouco mais tarde, às 12h, será aberta a Praça de Alimentação com culinária típica africana e afro-brasileira, em frente ao Fórum de Jundiaí e contará com apresentações de capoeira, aulão-apresentação de tambores africanos, além de um show de maracatu com o grupo Tambores de Inkice.
Encerrando a programação, no dia 20, a partir das 16h, uma maratona de atrações no Polytheama, com show do músico e cantor jundiaiense Big Chico.
Por Kadija Rodrigues
Fotos: divulgação
-
14/09/2022
Setembro Amarelo: evento online aborda políticas de prevenção
-
19/11/2016
Marcha da Consciência Negra defende cotas no Centro
-
17/11/2016
Programação especial à Cultura Negra tem início
-
10/11/2016
Dia da Consciência Negra traz atrações culturais a Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original