Animais da Adipas serão transferidos para a Mata Ciliar

Publicada em 05/12/2013 às 16:09

O bem-estar animal é uma das preocupações do governo Pedro Bigardi, prova disso foi a recente aprovação do projeto de lei que proíbe pesquisas com animais e a transferência da Cobema (Coordenadoria do Bem-Estar Animal) para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

MAIS
Monitores do Projeto Nossa Serra têm treinamento de primeiros socorros

Com esse intuito, a Secretaria de Educação decidiu dar melhor condições à fauna da cidade, após detectar vários documentos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que apontavam, desde a gestão passada inclusive, falhas nos cuidados com os animais sob responsabilidade da Adipas (Associação Direcionada na Preservação de Animais Silvestres).

Animais serão levados para a Associação Mata Ciliar

Animais serão levados para a Associação Mata Ciliar

Outro motivo foi a elaboração de um novo e mais amplo projeto de educação ambiental. “Decidimos não renovar o contrato com a associação e transferir grande parte dos animais para a Associação Mata Ciliar, reconhecida entidade especializada nos cuidados com animais silvestres”, destacou o secretário e vice-prefeito Durval Orlato.

“A secretaria já desenvolve projetos com a Mata Ciliar e agora estuda a ampliação em virtude do novo projeto de educação ambiental para nossas crianças.”

Em relação às serpentes, que também se encontram na Adipas, a secretaria informa que serão levadas para o Instituto Butantan, onde terão melhores cuidados e utilidade. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente também verificou as condições dos animais na Adipas, segundo o diretor de Meio Ambiente Flávio Gramollelli Júnior.

“Nossos técnicos encontraram algumas situações consideradas inadequadas, sem contar um laudo da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que aponta o local como irregular para manter os animais”, diz o diretor. “A nossa preocupação é tirá-los o mais rápido de lá.”

Outras ações
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realiza uma série de ações, dentre elas a revisão de legislação do bem-estar animal. “Temos um grupo de trabalho coordenado pela secretaria que acompanha todo o processo de organização da legislação, ouvindo inclusive, as organizações que realizam trabalhos com animais”, explica Flávio.

Ele destaca também a destinação de recursos no Plano Plurianual para o bem-estar animal e realiza um trabalho intenso em relação às capivaras. A secretaria está na fase de avaliação de quanto custa um programa de controle de natalidade que atuará tanto no macho como na fêmea.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/05/animais-da-adipas-serao-transferidos-para-a-mata-ciliar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original