Serviços Públicos trabalha para restabelecer iluminação na 9 de Julho
Publicada em 12/12/2013 às 19:31Uma força-tarefa da Secretaria de Serviços Públicos trabalha para restabelecer a energia em mais de 50 postes de iluminação na avenida 9 de Julho. Há duas semanas, o serviço tem sido prejudicado por conta de furtos. Até quinta-feira (12), mais de 12 quilômetros de fios trifásicos de cobre foram levados.
MAIS
Congresso terá mais de 30 palestrantes
Uma reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada) foi convocada para discutir o problema também nesta quinta (12). “Estamos estudando alternativas para deixar o local mais seguro, como instalação de alarmes. Os cabos são aterrados, pois têm finalidade urbanística e visual, porém, acaba sendo um fio mais vulnerável, infelizmente.”
De acordo com o diretor de Iluminação da Secretaria de Serviços Públicos, Marcelo de Oliveira Cardoso, a pasta já tem realizado em alguns pontos a troca do material dos fios de cobre por alumínio. A expectativa, segundo ele, é de que a energia em todos os postes seja religada em um prazo de cerca de 20 dias. No total, essa manutenção custará aproximadamente R$ 113 mil.
Durante o trabalho de reposição, foram encontradas duas facas usadas para o corte dos fios. Além disso, uma placa de sinalização de trânsito foi quebrada para ser utilizada como ferramenta na retirada de tampas de concreto que protegiam a fiação. Aguinaldo Leite ressalta que a ajuda da população é importante para a identificação das pessoas que estão cometendo o crime. Qualquer movimentação estranha pode ser denunciada por meio dos telefones 153 (GM) e 190 (PM).
Iluminação Pública
O secretário de Serviços Públicos explica ainda que por conta de determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os municípios brasileiros devem assumir a responsabilidade pela iluminação pública.
O prazo, que seria até o final de dezembro de 2013, foi estendido até 31 de dezembro de 2014. No entanto, Jundiaí passa a cumprir a nova norma até fevereiro de 2014. “Por determinação do prefeito Pedro Bigardi, vamos cumprir a resolução a partir do início do ano que vem. O contrato da empresa já está na Secretaria de Administração para que a licitação seja realizada.”
Atualmente, já é de responsabilidade do município a iluminação da avenida 9 de Julho, José do Patrocínio, Geraldo Dias, rua Adilson Rodrigues (Jardim Samabaia), e canteiros das avenidas Fernando Arens, Imigrantes, Samuel Martins e Avenida Jundiaí.
Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman
Baixe as fotos desta notícia na resolução original