CEU Vista Alegre dá novos passos para gestão compartilhada

Publicada em 13/01/2014 às 20:06

Uma oficina para reforçar a proposta da gestão compartilhada do Centro das Artes e dos Esportes Unificados (CEU) Vista Alegre foi realizada neste domingo (12), com moradores do bairro e representantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Esportes e de Cultura.

MAIS
Plenária vai indicar novos conselheiros para o CMAS
Procon Jundiaí orienta consumidores na volta às aulas

Cerca de 20% das obras estão concluídas

Cerca de 20% das obras estão concluídas


Essa foi a segunda reunião de mobilização do CEU e faz parte do processo de construção do complexo, com conclusão das obras prevista ainda para 2014. “Esses encontros são parte do processo de empoderamento da comunidade, para que possamos realizar a gestão compartilhada”, explica o assessor do núcleo técnico da Semads, Marco Antônio Simões.

De acordo com ele, outras sete oficinas estão programadas. Ao final delas, um conselho gestor será escolhido para tocar o CEU, com o poder público. A próxima reunião será realizada dia 26 (domingo), às 15h, no Centro Comunitário do Vista Alegre (avenida João Fomer, sem número).

Durante os encontros, os representantes da secretaria ouvem a população e mostram a proposta de que a conservação e gestão do CEU serão de responsabilidade de todos. “A intenção é de que essas pessoas tenham o sentimento de pertencimento. O projeto traz essa questão de o equipamento público ter essa forte ligação com a comunidade”.

Na oficina, o grupo relembrou os temas abordados no último encontro (realizado em 15 de dezembro de 2013). Além disso, foram discutidos a história do bairro e conceito de gestão compartilhada.

Quem participou da oficina, aprovou. “É uma melhoria para o bairro. Por isso, nada mais justo que a população fazer parte desse processo. Acho muito bom e vou colaborar no que for possível”, destacou o morador do Vista Alegre, Emílio Alves Calado. Assim como ele, Geraldo de Souza Fernandes gostou. “É bom para toda a região. Estamos felizes em poder participar desse processo.”

CEU
O objetivo do Centro de Artes e dos Esportes Unificados é integrar no mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

O espaço contará com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, cineteatro/auditório, oficinas culturais, pista de skate, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, pista de caminhada e playground. Cerca de 20% das obras estão concluídos.

O projeto tem respaldo do Governo Federal, que determina que a gestão seja compartilhada entre poder público, sociedade civil e comunidade.

Por Luana Dias


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/13/ceu-vista-alegre-da-novos-passos-para-gestao-compartilhada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original