Dia do Aposentado: Iprejun garante o futuro do servidor municipal

Publicada em 23/01/2014 às 12:00

Diferentemente do que tem acontecido por problemas de caixa com os chamados fundos de pensão que abrangem trabalhadores do setor público em diversas regiões do País, o servidor municipal de Jundiaí está garantido no futuro, como aposentado. Isso graças à capacidade do Instituto de Previdência da cidade, o Iprejun, de custear a cobertura desse benefício.

MAIS
Para a Prefeitura, eles têm muito valor
Tudo começou em Jundiaí, com Eloy Chaves
Jornalista conta em livro a história da Previdência
Associação comemora data

Eudis: "Aposentado tem história com serviço público"

Eudis: “Aposentado tem história com serviço público”

Criado pela Lei 5.894, de 12 de setembro de 2002, o Iprejun é uma autarquia responsável por benefícios como aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição ou compulsória); auxílio doença; salário família; salário maternidade; pensão por morte; auxílio reclusão e abono anual (13º salário).

Para o atual presidente, Eudis Urbano dos Santos, o Iprejun conquistou uma condição de absoluta tranquilidade. De acordo com ele, é possível hoje projetar e pagar os aposentados dependentes e pensionistas pelos próximos 75 anos, com uma sobra em valores atuais de aproximadamente R$ 25 milhões. Atualmente, o Iprejun cuida de 1.307 aposentados e 351 pensionistas.

Neste último ano, o instituto de previdência do servidor jundiaiense investiu bastante também na comunicação com os aposentados. A implantação de um site mais interativo, por exemplo, foi um passo significativo para atender aos aposentados dentro do que o prefeito Pedro Bigardi determinou no início da gestão. “Essa é a forma de expressarmos a importância que eles têm para o governo municipal, pela contribuição que deram ao longos dos muitos anos de trabalho”, comenta Eudis.

Já o site com nova configuração permite que aposentados e também os servidores em geral acompanhem todas as atividades do instituto, principalmente as atas dos conselhos – são dois, o deliberativo e o fiscal – o comitê de investimentos, além de permitir acessar e baixar os holerites de pagamento e os informes de rendimento para a declaração do imposto de renda. Para visitar o site, é só acessar o site do Iprejun.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/23/dia-do-aposentado-iprejun-garante-o-futuro-do-servidor-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original