Prefeito recebe agentes de trânsito em novo curso

Publicada em 27/01/2014 às 15:39

O prefeito Pedro Bigardi participou, nesta segunda-feira (27), da aula inaugural do primeiro Curso Integrado de Formação de Agentes de Trânsito. O treinamento reuniu 18 novos agentes na Escola de Governo e Gestão do Município.

MAIS
Fórum Permanente do Centro inicia debate de propostas

Prefeito-recebe-agentes-de-trânsito-em-novo-curso

Prefeito-recebe-agentes-de-trânsito-em-novo-curso

O secretário Municipal para Assuntos de Segurança Pública de Jarinu, Emanuel Severino de Souza, também acompanhou a aula, já que dois agentes que estão sendo capacitados são da cidade vizinha.

A participação de Jarinu foi destacada pelo prefeito como um exemplo de integração dos municípios por meio da Aglomeração Urbana de Jundiaí. “Uniformizar algumas ações é muito importante. Na questão do trânsito, essa padronização dos procedimentos traz segurança para os moradores da nossa cidade e das demais da região.”

O prefeito também elogiou o trabalho da Escola de Governo na formação e capacitação dos servidores municipais, o que contribui para a qualidade da prestação de serviços à população. “Só ano passado foram mais de 3 mil treinamentos e, agora, com a vinda dos agentes de Jarinu, caminhamos para ser referência também nessa área”, disse.

Sobre isso, o diretor da EGGM, Marcelo Lo Mônaco, enfatizou também que essas ações colocam Jundiaí no patamar das grandes cidades brasileiras no que diz respeito à capacitação e qualificação.

Dos 18 agentes do curso, dois são de Jarinu

Dos 18 agentes do curso, dois são de Jarinu

O secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, colocou a integração entre o governo municipal e as secretarias como fator determinante para o sucesso das medidas adotadas. O objetivo é que a cidade tenha, cada vez mais, um trânsito com disciplina e fluidez.

“E incluo também os órgãos de segurança, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e o SAMU.” Porém, como fez questão de ressaltar, o agente de trânsito em Jundiaí é preparado para ser, mais do que um fiscalizador, um amigo da população, orientando e disseminando a cultura da educação.

Um mês de curso
O diretor da Divisão de Fiscalização de Trânsito, Thiers Marques Costa Neto, explica que o curso completo para formação dos novos agentes dura em média 30 dias. Todos receberão lições de legislação, primeiros socorros, rádio comunicação, sinalização e operação de trânsito, direção e pilotagem defensiva, infrações de trânsito, ética profissional, noções de engenharia e educação de trânsito, cidadania e meio ambiente, energização dos fios, prevenção e combate a incêndio, vivência no trânsito e JARI.

Segundo Thiers, um ponto interessante é o fato de que não foi contratada nenhuma empresa para realizar o curso, que será ministrado por profissionais da própria Prefeitura em parceria com outros órgãos.

Também estiveram presentes o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, delegado José Roberto Ferraz, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gerson Sartori, o tenente-coronel Mauro Minoru e o major Eduardo Tavares, do 19º Grupamento de Bombeiros.

Alcir de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/27/prefeito-recebe-agentes-de-transito-em-novo-curso-de-formacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original