Conselho do Plano Diretor elege nova diretoria

Publicada em 07/02/2014 às 19:03

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente promoveu a eleição da nova diretoria do Conselho do Plano Diretor de Jundiaí na tarde de quinta-feira (6), no auditório do Paço Municipal.

Luiz Antônio Pellegrini Bandini, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, foi eleito presidente. “Vamos batalhar para que o Plano Diretor seja mais participativo. É preciso exercer a democracia”, afirma. “Por mais que existam articulações e contenções de ideias, são necessários esclarecimentos, ainda mais em uma época de informação em tempo real.”

MAIS
Vila Alvorada ganha área de lazer neste sábado (8)

Prefeitura avança na reestruturação do Centro

Diretoria do conselho e representantes da secretaria

Diretoria do conselho e representantes da secretaria

A vice-presidência ficou para o arquiteto e urbanista Nivaldo Calegari, representando a Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário) no conselho. O advogado Luiz Dias da Silveira Júnior, da 33ª Subsecção da OAB, é o primeiro secretário e Marco Antônio de Oliveira, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o segundo secretário.

“O Conselho possui fundamental importância com relação à regulamentação do território e a renovação da diretoria chega em boa hora, pois o trabalho se inicia com as capacitações para o processo do Plano Diretor Participativo que atende à solicitação do prefeito que é reforçar este trabalho tão importante. Será um ano de muito trabalho voltado para o planejamento urbano e de ações positivas buscando resgatar a função social da cidade”, afirma a secretária Daniela da Câmara Sutti.

O Conselho do Plano Diretor de Jundiaí é composto por 48 pessoas, sendo 24 titulares e 24 suplentes. No fim de 2013 a secretaria publicou um edital chamando as entidades representativas de diversos segmentos para que participassem com indicações de nomes aos cargos de titulares e suplentes para compor o conselho.

O colegiado conta com representantes de segmentos como engenheiros, arquitetos, associações de bairros e outros. A ideia é envolver as diversas classes sociais na discussão sobre o Plano Diretor, que define o uso e as regras de cada pedaço do território municipal.

Bandini: "Plano Diretor participativo"

Bandini: “Plano Diretor participativo”

Capacitação
Para que o Plano Diretor possa ter um processo participativo, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente decidiu realizar cursos de capacitação para representantes das entidades e também para o corpo técnico municipal.

Segundo a secretária Daniela, para se discutir o Plano Diretor é preciso que as pessoas tenham informação. Ela também destaca que os palestrantes são pessoas de renome no assunto de planejamento urbano do cenário nacional.

Os cursos são divididos em dois grupos. Um para o corpo técnico municipal que inclui servidores, secretários e vereadores e o outro grupo para segmentos e conselhos. Os participantes do corpo técnico terão aulas ministradas no Paço Municipal no período de 10 a 26 de fevereiro, na parte da tarde.

Os segmentos e conselhos terão os encontros no período de 10 a 20 de fevereiro, à noite, no auditório da Biblioteca Municipal, localizada no Complexo Argos, na Vila Arens.

As inscrições ainda estão abertas e para mais informações é preciso entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo telefone (11) 4589-8557.

Kadija Rodrigues
Foto; Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/07/conselho-do-plano-diretor-elege-nova-diretoria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original