Carnaval: Afoxé vai para a avenida contra o preconceito

Publicada em 28/02/2014 às 18:35

Presença tradicional na abertura dos desfiles de carnaval de São Paulo desde 1980, quando de sua criação, o grupo cultural de afoxé Filhos da Coroa de Dadá vem, ao longo desses 34 anos, se valendo da cultura como principal ferramenta de combate ao preconceito e à falta de informação sobre algumas tradições afro-brasileiras.

No início, algumas pessoas se assustaram com a novidade. “Hoje, apesar do preconceito ainda vivo, conseguimos aproximar valores como trabalho, respeito e dignidade ao candomblé”, garante Iyawanda Ferreira, a Iyawanda de Oxum.

MAIS CARNAVAL
ESPECIAL SANTA CRUZ: Jundiaienses desfilam de madrugada na Sapucaí
Carnaval: Um novo horizonte para a Caprichosos de Jundiaí
Carnaval: Para levar nota 10, Mocidade aposta na Educação

São 34 anos abrindo o carnaval de São Paulo

São 34 anos abrindo o carnaval de São Paulo

Há 2 anos no comando do time, que conta com 800 participantes em suas fileiras, ela explica que a manifestação se trata de uma brincadeira folclórica de rua, em que um grupo vindo de uma casa de Candomblé se organiza para celebrar, a seu modo, a festa de Momo.

A iniciativa, que começou com a mãe, Quatessu, faz com que, hoje, “muita gente vá até o Anhembi para ver nossa apresentação”, garante. Um desfile com aproximadamente 45 minutos, onde o principal objetivo, aponta a presidente, é mostrar “a nossa cultura para quem não conhece. É colocar essa expressão na rua”.

Durante a passagem do Filhos da Coroa de Dadá pela avenida Luiz Latorre, será possível assistir a uma grande homenagem ao orixá Oxum. Um rei e uma rainha, representados por Francisco de Oxum e Gilda de Oxum – babalorixá e ialorixá, respectivamente – compõem a festa, junto de um mosaico sociocultural composto pelo trabalho percussivo dos xequerês (uma cabaça revestida por contas e miçangas) e pelas cantigas religiosas da Bahia.

Trabalho percussivo dos xequerês chama atenção do público

Trabalho percussivo dos xequerês chama atenção do público

Dois ônibus levarão 100 componentes do grupo, tradicional da região da Casa Verde, que farão da Luiz Latorre o palco ideal para ressoar a mensagem que os move.

“Estamos indo de coração aberto. Espero que as pessoas nos vejam com bons olhos, com carinho. Vamos mostrar um pouco de nossa cultura e nosso respeito aos Orixás”, anseia Iyawanda, que, mesmo com seus 66 anos, confeccionou 500 fantasias para as apresentações de 2014. Uma a uma.

Seu filho Ângelo, mestre da charanga – um equivalente a mestre de bateria de uma escola de samba – convida a todos os babalorixás e ialorixás da região para endossarem a festa, dando ainda mais amplitude ao significado do termo afoxé: um ritmo afro que significa a fala que faz. “Basta chegar na avenida com a roupa tradicional africana e se juntar a nós”, conclama.

O público confere essa atração na abertura dos desfiles da segunda-feira (3), a partir das 19h30.

Thiago Secco
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/28/carnaval-afoxe-vai-para-a-avenida-contra-o-preconceito/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original