Plano Diretor Participativo abre com 130 mil questionários
Publicada em 12/02/2014 às 17:37A Prefeitura de Jundiaí prepara a distribuição de 130 mil impressos com as primeiras questões para o novo Plano Diretor Participativo. O objetivo é apontar os rumos que a população pretende para o crescimento urbano e para a preservação de bens comunitários, ambientais e culturais da cidade.
MAIS
Capacitação do Plano Diretor tem início
“Os moradores vão receber esse material junto com as contas de água e poderão devolvê-lo preenchido em urnas colocadas em mercados, casas lotéricas e até agências bancárias”, conta a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti. “Esta é uma das solicitações do prefeito Pedro Bigardi: elaborar um Plano Diretor com a participação da sociedade, de forma legítima, construindo olhares e ações para a Jundiaí que queremos.”
A consulta pública vai envolver também um outro lote de formulários que serão trabalhados com estudantes das escolas públicas municipais e estaduais, como trabalho de classe para discussão com as famílias. E ainda para entidades, associações de moradores, sindicatos, ONGs e grupos da sociedade civil.
“A partir desse documento vamos sistematizar tudo e promover oficinas descentralizadas pela cidade para trabalharmos em um ou mais fóruns previstos para meados do ano”, explica Daniela, sobre o passo seguinte para formar um outro resultado, desta vez chamado de “Jundiaí Que Queremos” a ser aprovado em um Congresso, com representantes que definem a minuta final a ser encaminhada para a Câmara Municipal.
Planejamento
Para o diretor de Planejamento da Prefeitura, Décio Pinheiro Pradella, esse processo vai ser um desafio e um aprendizado, pois as pessoas estão acostumadas a participarem em questões pontuais como um buraco na rua, o horário do ônibus e outros problemas imediatos. “Mas tudo isso também faz parte das questões envolvidas com o planejamento da cidade e sua gestão”, diz.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio e Alessandro Rosman
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original