Semana do Consumidor inicia com palestra lotada

Publicada em 11/03/2014 às 17:41

Os motivos que levam as pessoas a se endividarem e dicas de como se livrarem de tantas contas foram alguns dos assuntos abordados na palestra “O fenômeno do superendividamento na sociedade atual de consumo” na abertura da Semana do Consumidor promovida pelo Procon, na noite desta segunda-feira (10), na Unianchieta. “A iniciativa comemora o Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, e trabalhamos a campanha do Consumidor bem informado é consumidor consciente”, afirma o diretor do Procon, Adílton Garcia.

Com o anfiteatro lotado Adílton Garcia abre a Semana do Consumidor na Unianchieta

Com o anfiteatro lotado Adílton Garcia abre a Semana do Consumidor na Unianchieta

Com o anfiteatro da Unianchieta lotado, os participantes receberam a Cartilha do Consumidor com conteúdo de fácil compreensão. “Esse material contribui para que o consumidor possa interpretar os seus direitos, como utilizar os serviços do Procon, dicas para não comprar por impulso e o Código de Defesa do Consumidor”, afirma Adílton.

O diretor do Procon também destacou que Jundiaí solicitou a capacitação dos funcionários para implementar o Programa de Apoio ao Superendividado. “Além de realizar os contatos com os credores para o parcelamento das dívidas, o Procon faz um trabalho de conscientização com os devedores para que possam, de forma consciente, voltar ao consumo”, explica.

O diretor do Procon palestra para mais de cem idosos no Criju

O diretor do Procon palestra para mais de cem idosos no Criju

A palestra
Segundo o palestrante da Fundação Procon, Diógenes Donizete da Silva, as pessoas estão se endividando cada vez mais por quatro razões: oferta de crédito, desejo de consumir, taxas de juros altas e falta de informação adequada. “Essa soma de fatores leva ao desequilíbrio financeiro”, diz. “Não podemos descartar o endividamento passivo, ou seja, uma doença, divórcio ou desemprego.”

Para Deise Zito, estudante de direito, o conteúdo da palestra é essencial para aquelas pessoas que compram por impulso. “Eu já aprendi a lição e prefiro pagar à vista as minhas compras”, diz.

Programação
Na manhã desta terça-feira (11) Adílton realizou uma palestra para mais de 100 idosos no Criju (Centro de Referência aos Idosos), no Complexo Argos. “Falamos um pouco dos direitos dos idosos a partir da demanda que recebemos no Procon”, explica ao afirmar que são dicas para não cair em golpes, crédito consignado, entre outras. Além disso eles receberam a Cartilha do Consumidor e também o material com os direitos dos idosos.

A programação segue nesta quarta-feira (12) com a palestra sobre superendividamento aos alunos da Unip e também para toda a população, a partir das 19h30. Na quinta (13), a Biblioteca Animada da Fundação Procon estará na Emeb Iracy Ferreira Bueno, no Agapeama, às 9h com teatro de fantoches em uma apresentação da peça “Nossa Água”, para mostrar a importância da água e sua preservação.

Por fim, na sexta-feira (14) a equipe do Procon fará um “tira-dúvidas” no Centro, das 9h às 15h em frente a Casa da Cultura. Na ocasião será distribuída a Cartilha do Consumidor.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/11/semana-do-consumidor-inicia-com-anfiteatro-lotado/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original