Plano de Mobilidade Urbana tem início

Publicada em 18/03/2014 às 18:10

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, assinam nesta quarta-feira (19), às 10h, o contrato para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, que dará as diretrizes para os projetos e ações nas áreas de transporte e trânsito na cidade para os próximos 15 anos.

A empresa responsável pela elaboração do plano será a Sistran Engenharia, de São Paulo, e o trabalho deve começar ainda este mês. A Prefeitura de Jundiaí vem trabalhando desde o ano passado na elaboração do termo de referência e na licitação.

Prefeitos das sete cidades se reuniram em Jarinu

Prefeitos das sete cidades se reuniram em Jarinu

O prefeito Pedro Bigardi lembra que a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para o município é uma das ações previstas no Programa de Metas 2013-2016, com objetivo de melhorar a mobilidade e reduzir o trânsito na cidade.

Aglomeração
Mobilidade urbana também foi um dos assuntos em pauta na 18ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí), realizada na manhã desta terça-feira (18), em Jarinu. O gerente de Planejamento da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Luciano Ferreira da Luz, apresentou para todos os conselheiros – prefeitos das cidades que formam a Aglomeração e representantes do Governo do Estado e de entidades civis – as metas da Pesquisa de Mobilidade Urbana da AUJ que está sendo desenvolvida pela empresa.

De acordo com Luciano, serão feitas entrevistas em 6 mil domicílios e com 22 mil pessoas nas rodovias e ferrovias nas sete cidades da AUJ. A pesquisa já está em desenvolvimento e deve ficar pronta até o fim do ano. Os resultados vão formar uma base de dados que será enviada para todas as prefeituras no primeiro semestre de 2015.

“A pesquisa que será feita na Aglomeração coincide com o nosso Plano de Mobilidade. Com isso, teremos respaldo para fazer as mudanças necessárias e melhorar a mobilidade tanto na cidade quanto no acesso aos municípios da região”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.

Eleição
A reunião desta terça (18) também escolheu o presidente e vice-presidente da Aglomeração para o próximo ano. Por consenso, o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, foi reeleito presidente. O prefeito de Campo Limpo Paulista, José Roberto de Assis, também continua na vice-presidência.

O Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí é formado pelos prefeitos Pedro Bigardi (Jundiaí), Henrique Martin (Cabreúva), Ricardo Bocalon (Itupeva), Junior Finamore (Louveira), Vicente Candido Teixeira Filho (Jarinu), Juvenal Rossi (Várzea Paulista) e José Roberto de Assis (Campo Limpo Paulista).

Além dos prefeitos, participaram o sub-secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, o secretário adjunto, Gilberto Nascimento Junior, o diretor da Emplasa, Luiz José Pedretti, além de representantes de diversas secretarias do governo do Estado que integram o grupo.

Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/18/plano-de-mobilidade-urbana-tem-inicio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original