Robô leva estudantes ao Canadá
Publicada em 21/03/2014 às 17:50É sobre uma mesa com a maquete de uma cidade que o veículo-robô, criado por um grupo de sete alunos do Sesi da Vila Progresso, impressiona quem o vê pela primeira vez. Em poucos segundos, o veículo – desenvolvido apenas com peças plásticas de encaixe – realiza exatamente o traçado e os movimentos antecipados pelo orientador do grupo, Clayton Ribeiro, de 28 anos.
MAIS
Centro de Línguas promove 2ª Semana Italiana
Prefeitura abre concurso para Educador Social
Aberto concurso público para professor de artes
Por meio de um componente eletrônico, uma espécie de computador de bordo, a pequena máquina recebe uma programação criada em um software pelos alunos, resultado de um esforço de meses, que envolveu não apenas a adição da lógica com a matemática, mas também boas doses de trabalho em grupo e desenvoltura em público.
O produto desse empenho fez com que a turma, batizada de Sesi Jedi’s, conquistasse o terceiro lugar no Torneio Nacional de Robótica First Lego League de 2014, ocorrido em Brasília (DF), no início do ano. O bom desempenho carimbou o ingresso dos Jedi’s para um voo ainda maior: nos dias 4, 5 e 6 de junho, os alunos, com idade média entre 12 e 15 anos, representarão Jundiaí em torneio no Canadá, onde vão disputar com outras 72 equipes de todos os cantos do Planeta.
Foi um longo caminho até chegarem a Brasília. “O Sesi tem um torneio de robótica que envolve apenas equipes com alunos da instituição, sem contar outras ligas de fora do Sesi. Ao todo, são dez regionais”, explica Clayton. “Em nossa área, disputando com 17 equipes, ficamos em segundo lugar, e no estadual, ocorrido em Presidente Epitácio, conquistamos o quinto lugar. Em Brasília foram 60 equipes”, faz as contas, somando cerca de 300 equipes em todas as fases do processo.
Além de Clayton, os jovens contam com o suporte da analista técnica regional do Sesi, Glaucia Marronho.
Competição
Em dois minutos e meio, robôs criados com peças de lego têm de realizar diversas “missões” numa maquete similar a todos os competidores. O tema da última temporada, com ponto alto em Brasília, foi “Fúrias da Natureza”.
Dentre as missões realizadas com precisão clínica, o robô dos Jedi´s leva um carro a uma área segura de alagamentos, resgata um morador e eleva o nível de uma pequena casa, por exemplo. Sua montagem levou dois meses, sendo que ele conta com uma base fixa e dispõe de outras ferramentas acopláveis para realizar suas tarefas com desenvoltura impressionante.
Sesi Jedi´s
Longe, muito longe da realidade quem pensa que um grupo assim é formado por nerds introvertidos. Desenvoltos, sorridentes e expansivos, essa turma tem no sorriso fácil e no brilho do olhar as principais chaves para o atual sucesso. Emmanoely Oliveira, 15 anos, Camila Medeiros, 14 anos, Julia Maciel, 14 anos, Jhonatan da Silva, 14 anos, Deuvecchio Pacheco, 14 anos, Luisa Monteiro, 14 anos, e Gávila Pinheiro, 15 anos, já sonham acordados com a viagem de dez horas de junho.
Fãs confessos da série “Guerra nas Estrelas”, não escondem a predileção pelo personagem Darth Vader, mas, longe do lado negro da força, assumem funções das mais nobres na engenharia desse organismo, como a lógica, perseverança, união e sabedoria. Assim, não fica difícil de entender o porquê de irem tão longe. Que a força esteja com vocês!
Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio
-
28/08/2014
A força do voluntariado que move o Funss
-
22/08/2014
A Qualidade na vitrine do Pesca Econômica
-
25/07/2014
ESPECIAL: Encantar crianças é sua profissão
-
20/06/2014
Futebol Amador é destaque no Solar do Barão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original