Saúde e Educação preparam ação conjunta

Publicada em 24/03/2014 às 18:18

O Pait (Programa de Apoio Intensivo ao Tabagista), da Secretaria de Saúde, prepara uma ação especial para o dia 14 de abril com professores da rede da Secretaria Municipal de Educação. O trabalho conjunto visa ampliar as ações preventivas, reforçando os perigos do fumo aos estudantes com idades entre 7 e 10 anos, aproveitando os bons resultados registrados pelo programa.

MAIS
Dengue cai 83,75% em Jundiaí

“Vai ser uma capacitação voltada totalmente para esse público de professores e estudantes”, explica a médica pediatra Carla Ruske Arantes Pereira, que atua no programa com o médico cardiologista Carlos Henrique da Costa.

Pediatra Carla Pereira e o cardiologista Carlos Henrique Costa

Pediatra Carla Pereira e o cardiologista Carlos Henrique Costa

O material didático do programa é embasado em aspectos como as três dependências (física, psicológica e comportamental), o aspecto preventivo de doenças (câncer de pulmão, enfizema), os efeitos para os fumantes passivos (inalação da fumaça do tabaco por não-fumantes) e os benefícios de deixar o vício (saúde, fôlego, cheiro e economia financeira).

Criado em 2007, o PAIT desenvolveu uma metodologia de trabalho em grupo e passou dos índices iniciais de 30% para o atual patamar de 70% de sucesso entre os participantes. As inscrições para novos grupos podem ser feitas em todas as unidades de saúde nos bairros em Jundiaí.

“Com essa parceria com os professores, dentro do âmbito do Programa Saúde na Escola, podemos dar um novo salto na prevenção do tabagismo”, afirma Costa.

Histórico positivo
Nos 7 anos de atuação, o programa recebeu aproximadamente 700 participantes e registrou que quase 500 deixaram o uso do tabaco. De acordo com os médicos e com a enfermeira Filomena Marinho, também pesquisadora do grupo, o desafio é reforçar o trabalho de apoio junto aos demais pacientes (30%) que tiveram recaídas. Mas o índice de sucesso em Jundiaí já atraiu visitantes ligados ao tema de outras cidades.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/24/saude-e-educacao-preparam-acao-conjunta/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original