Emoção e alegria no desfile dos jundiaienses no Rio

Publicada em 02/03/2014 às 19:35

A Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, conheceu e celebrou Jundiaí na madrugada deste domingo (2), no segundo dia de desfiles do Grupo de Acesso do carnaval carioca. Com o enredo ‘Do toque do criador à cidade saudável do Brasil – Jundiaí, uma referência nacional’, a cidade paulista foi homenageada pela Acadêmicos de Santa Cruz, sétima agremiação a desfilar no sambódromo.

VEJA MAIS FOTOS DO DESFILE DA SANTA CRUZ
Público aprova nova estrutura no primeiro dia de desfiles em Jundiaí
Blocos arrastam milhares de foliões às ruas de Jundiaí

Santa Cruz levou Jundiaí para a Sapucaí: só alegria

Santa Cruz levou Jundiaí para a Sapucaí: só alegria

Assim que o samba-enredo começou a ser cantado por Paulinho Mocidade, ao lado do jundiaiense Wesley Paixão, a emoção tomou conta da escola e das arquibancadas. A letra da música, de autoria de Preguinho, Léo do Tamborim, Douglas Ramos, Robinho do Cavaco e Rodolfo Frez, fez alusão à história de Jundiaí e sua importância no cenário nacional.

De Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi ficou na torcida por uma boa apresentação da escola e gostou do que viu. “Prestigiamos os blocos carnavalescos e as escolas de samba de Jundiaí no primeiro dia de desfiles na cidade, sábado (1), mas estive no Rio de Janeiro durante a semana, por conta da ida ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e visitei a escola para desejar boa sorte a todos”, contou.

O chefe do Executivo disse que os carros alegóricos chamaram a atenção. “A homenagem foi feita com muito carinho. Jundiaí foi vista pelo Brasil todo e também para outros países que acompanham os desfiles do Rio de Janeiro. Achei tudo muito bacana”.

A Santa Cruz desfilou com 26 alas, que contaram com 280 pessoas na bateria, 100 na ala das baianas, 15 integrantes na comissão de frente e mais 100 crianças, além do reforço de 155 jundiaienses que viajaram de Jundiaí para o Rio de Janeiro durante todo o dia de sábado (1).

A escola mostrou desde os primeiros habitantes que ocuparam a Terra da Uva, lembrando da qualidade de vida dos moradores, da Serra do Japi, da uva, do Paulista e do parque tecnológico, entre outras maravilhas da cidade paulista. A verde branco da Zona Oeste atravessou a passarela do samba com 55 minutos cravados.

Um dos carros alegóricos que mais chamou a atenção foi o que trazia uma locomotiva gigante, lembrando da estrada de ferro que passava por Jundiaí e que foi tão importante para o desenvolvimento do Estado.

O Paulista Futebol Clube também foi homenageado com uma ala formada por pessoas fantasiadas de galo (mascote do clube), nas cores do Tricolor (vermelho, branco e preto) e com o distintivo do centenário time jundiaiense.

A comissão de frente, do coreógrafo Carlos Muvuca, representou elementos naturais, como fogo, terra, o sol e o próprio homem, esbanjando colorido na avenida. Foi um dos destaques da escola, assim como a bateria comandada pelo mestre Rafael Queiroz e o casal de mestre-sala Robson e a porta-bandeira Ana Paula. A rainha da bateria, Jaqueline Maia, encantou a todos com samba no pé e beleza.

A última alegoria representando o desenvolvimento ambiental, cultural e tecnológico de Jundiaí, teve como curiosidade uma dançarina fazendo acrobacias de pole dance.

Bateria comandada pelo mestre Rafael Queiroz

Bateria comandada pelo mestre Rafael Queiroz

De Jundiaí para a Sapucaí
Entre os 155 jundiaienses que pisaram no palco do samba carioca estava o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite. Convidado pela direção da Santa Cruz para fazer parte do desfile, Aguinaldo Leite não escondeu a emoção.

“É a primeira vez que desfilo no Carnaval do Rio de Janeiro e logo na estreia representei nossa cidade querida. É uma emoção inexplicável! É como um atleta do futebol que joga no Maracanã. Estamos no maior palco do samba. Para Jundiaí é uma honra ser homenageada na matriz do Carnaval”, disse o secretário.

O presidente da escola carioca Moysés Antônio Coutinho, o Zezo elogiou os jundiaienses que desfilaram na Marques de Sapucaí. “Jundiaí está de parabéns pelo comprometimento demonstrado com a nossa escola. Nosso objetivo foi alcançado com o desfile e passamos dentro do tempo. Fico emocionado de ver a dedicação e a humildade dos jundiaienses. Na passarela do samba, eles demonstraram que têm samba no pé e muito amor à cidade. Eles ensaiaram muito durante todo este tempo e fizeram bonito”.

Quem não conseguiu segurar as lágrimas foi o presidente da Lijunes (Liga Jundiaiense das Escolas de Samba), William Paixão. “Jundiaí pisou no maior palco do samba e isso não é para qualquer cidade. Trabalhamos muito nestes 7 meses e trouxemos uma escola de Jundiaí para desfilar aqui. Participamos ativamente do desfile. Estou muito emocionado”, afirmou, logo após o desfile.

Atuando há 9 anos como intérprete em escolas de samba, Wesley Cássio, 24 anos, participou do desfile da Santa Cruz cantando o samba enredo no carro de som. “O que aconteceu nesta madrugada foi fenomenal. Uma honra participar do Carnaval do Rio, ainda mais ao lado do Paulinho Mocidade, que me deixou bem tranquilo”.

Intercâmbio
Os 155 jundiaienses deixaram Jundiaí no começo da manhã de sábado (1) para desfilar na madrugada de domingo (2), como o dirigente sindical Marcos Antônio da Silva, que desfilou na ala do Paulista. “Valeu a pena fazer esta maratona para estar aqui. Sou de Pernambuco e moro em Jundiaí há 20 anos. Para mim é uma honra representar a cidade, aqui.” Assim também foi a protética Joice Kiyono. “Não tenho palavras para descrever a emoção deste desfile”.

Moradores da comunidade de Santa Cruz demonstraram bastante carinho com Jundiaí. A dona de casa Daniela Cavour desfilou na ala índio. “Conhecia Jundiaí, mas não sabia da história. Depois deste desfile, aprendi muitas coisas interessante e um dia quero fazer uma visita lá”.

Fábio Frattini Manzini
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/02/sapucai-emocao-e-alegria-no-desfile-dos-jundiaienses-no-rj/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original