Vacinação contra gripe atinge 68% dos idosos
Publicada em 20/05/2014 às 15:54A Secretaria de Saúde registrou um aumento significativo no percentual de idosos vacinados contra a gripe. O índice divulgado nesta terça-feira (20) é de 68% da população estimada acima de 60 anos, ante os 54,1% registrados no dia 9 de maio. Esse número representa um salto de 14 pontos percentuais, chegando a 34.250 idosos imunizados em Jundiaí.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí sedia Fórum de Saúde Mental nesta quarta (21)
Jundiaí recebe prêmio internacional do Primeiríssima Infância
“Estamos bastante estimulados por esse avanço, principalmente porque o inverno ainda não chegou de fato. E também porque a comunidade está sensibilizada. A gente vê netos ou vizinhos trazendo os idosos nas unidades para receberem a vacina. No último sábado, na UBS Central, chegamos a ver veículos trazendo grupos de três ou quatro pessoas idosas”, afirma a gerente da Vigilância Epidemiológica, Solange Nogueira Marquezini.
Essa corrente de solidariedade levou ao aumento de pessoas atendidas na rede de 37 unidades de saúde nos bairros (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e também no plantão da UBS Central (aos sábados, das 8h às 12h).
A movimentação com os idosos é a segunda grande “onda” da vacinação da gripe neste ano. Na primeira estavam as crianças de seis meses a 5 anos de idade, que já atingiram a marca de 100% das 4.082 doses previstas ainda no dia 10 de maio.
Gestantes
Agora, a Secretaria de Saúde espera a maior adesão das gestantes, que tradicionalmente esperam até o surgimento de casos de gripe no inverno para tomar a vacina. As mulheres puérperas (até 45 depois do parto) tiveram uma participação maior, mas grupos como portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde também crescem mais lentamente.
“O Ministério da Saúde divulgou a extensão da campanha até o dia 30 de maio, mas com vacinas reservadas aos grupos de risco vamos seguir até atingirmos a cobertura de 80% de imunização em cada um dos grupos”, ressalta Solange.
A vacina contra a gripe usa a estratégia de imunizar os grupos mais vulneráveis para a proteção da comunidade como um todo. A sua formulação envolve a imunização contra o vírus Influenza e dois tipos de Gripe A (incluindo H1N1).
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original