Aos 93 anos, dona Deolinda dá exemplo de disposição
Publicada em 09/06/2014 às 18:03A disposição de Deolinda Vasconcelos Ferreira causa inveja em muita gente jovem. Aos 93 anos, ela é a praticamente mais experiente dos 32 grupos de ginástica corporal oferecidos pela Secretaria de Esportes e Lazer na cidade.
Confira os locais onde a ginástica corporal é oferecida em Jundiaí
Dona Deolionda, como é chamada, pratica ginástica duas vezes por semana ha sete anos na Unidade de Apoio do bairro Boa Vista. O grupo no bairro existe há 28 anos. “A ginástica corporal melhorou muito a minha vida, não só fisicamente, mas também mentalmente. Além de me exercitar, conheço várias pessoas aqui”, diz dona Deolinda, que é mãe de cinco filhos.
LEIA TAMBÉM
Solução caseira para fazer o Galo cantar
Jogos Abertos do Idoso: Jundiaí traz três medalhas na bagagem
No local, as aulas são dadas pelo professor Wagner Roberto da Silva. “A dona Deolinda é um exemplo. Ela é a primeira a chegar e não para. Faz caminhada, ginástica, hidroginástica na Esef (Escola Superior de Educação Física), onde vai de ônibus, e participa da apresentação de coreografia”, conta o professor. “A autonomia e a mobilidade dela são impressionantes. Dou aula na Esef também, onde ministro uma disciplina de esporte para terceira idade e levo ela sempre lá como exemplo para alunos.”
O professor destaca que a ginástica corporal é um trabalho de excelência da Prefeitura de Jundiaí. “Não vejo nenhuma cidade com um trabalho parecido com o que é feito aqui. Além disso, integra todas as pessoas e a dona Deolinda é um exemplo disso”, conclui o professor.
O grupo do Boa Vista é um exemplo do sucesso da ginástica corporal na cidade. Wagner iniciou o trabalho, ao lado dos professores Vanderlei e Helena, em 1986. No bairro, duas amigas realizam a atividade desde o começo. Maria Aparecida Ferreira, 60 anos, pratica a atividade há 26 anos e Luzia Borges Rosário, 60, há 27 anos.
“Tenho diabete e pressão alta e iniciei atividade física por prescrição médica. Depois que comecei a fazer ginástica corporal tudo está controlado. Antes não tinha vontade de levantar da cama e agora tenho disposição para tudo”, afirma Luzia.
Segundo Maria Aparecida Ferreira, as mudanças na sua vida são visíveis. “Eu pesava 99 quilos quando comecei a fazer, agora estou pesando 75. A ginástica virou um ponto de encontro das mulheres da região.”
Modalidade
A ginástica corporal, modalidade oferecida pela Secretaria de Esportes, é uma das atividades que mais cresce em Jundiaí. Atualmente, é oferecida em 32 locais para aproximadamente 2,3 mil pessoas.
“A ginástica corporal é uma forma de proporcionar uma atividade para a população e é oferecida de forma gratuita. É um esporte de muita integração, que melhora a qualidade de vida da pessoa e que tem muita procura”, diz Marisa Bianco, coordenadora da ginástica corporal da Secretaria. “Estamos trabalhando para crescer cada vez mais e melhorar os espaços para o público praticar a modalidade.”
Fábio Frattini Manzini
Foto: Cleber de Almeida
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
02/12/2024
Inscrições para as turmas de natação de 2025 serão nos dias 8 e 9 de dezembro
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original