Mais de 1,7 mil crianças já participaram do programa de educação de trânsito

Publicada em 10/06/2014 às 16:21
Palestras são acompanhadas por um agente de trânsito, que explica seu trabalho aos alunos

Palestras são acompanhadas por um agente de trânsito, que explica seu trabalho aos alunos

O programa “Palestra para Crianças – Segurança no Trânsito, você pode fazer a diferença”, realizado em parceria entre as secretarias de Educação e de Transportes, já atingiu, de abril a maio deste ano, cerca de 1,7 mil crianças. O público-alvo são alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais da cidade.

O mascote Farolito ajuda na aproximação com as crianças

O mascote Farolito ajuda na aproximação com as crianças

A responsável pela Divisão de Educação para o Trânsito, Juliana Maia, explica que o objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre as questões do trânsito, desde regras de segurança para pedestres, passageiros e condutores, até o trabalho dos agentes de trânsito.

“Tudo de uma forma lúdica, mostrando vídeos, fazendo brincadeiras e até apresentando o Farolito, o mascote da Secretaria de Transportes”, diz Juliana, destacando que o mascote ajuda na aproximação com as crianças.

As palestras são sempre acompanhadas por um agente de trânsito, que, logo no início, questiona às crianças sobre seu papel no trânsito. “O trabalho dos agentes também é ensinado para as crianças, mostrando que eles estão nas ruas a serviço de toda a população, para organizar o trânsito”, afirma Silvana Domarco Domingues, uma das responsáveis pelas palestras.

O projeto, iniciado no ano 2013, tem um papel fundamental na educação das crianças, mostrando que elas também fazem parte do trânsito como pedestres e passageiras. Sendo assim, as crianças também devem seguir as regras, atravessando a rua com cuidado, usando o cinto de segurança, caminhando apenas na calçada e, se forem andar de bicicleta na rua, utilizar os itens necessários de segurança.

Assessoria de Imprensa
Foto: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/10/mais-de-17-mil-criancas-ja-participaram-do-programa-de-educacao-de-transito/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original