Semana do Bebê abre com ‘Criança Terceirizada’
Publicada em 29/07/2014 às 18:11Por falta de tempo, grande parte dos pais e mães acaba transferindo seus papeis fundamentais de educadores, alimentadores ou cuidadores das crianças para outras pessoas. É o que se chama de “terceirização”, fenômeno que será o tema da palestra inaugural da 3ª Semana Regional do Bebê, na próxima segunda-feira (4), a partir das 19h, no Teatro Polytheama. A entrada é aberta a todos os interessados.
O palestrante, José Martins Filho, é médico pediatra, pesquisador e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conhecido pelos seus estudos sobre o tema. Na apresentação do livro que leva o nome “A Criança Terceirizada”, ele diz que não pretende julgar ninguém, mas apenas alertar para as consequências do ato de deixar um filho ser cuidado por terceiros.
Confira a programação completa
‘Torcendo por Jundiaí’ levará crianças para conhecer a Esef
Ao contrário do que muitos pensam, esse fenômeno não é novo e mostra que na evolução desse assunto, desde os gregos e romanos até os dias atuais, muitas vezes as crianças foram tratadas como algo descartável. Seu trabalho garantiu a ele o Prêmio Jabuti de Literatura em 1996, sendo ainda considerado uma referência no setor.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, e não é necessária inscrição prévia para a palestra.
Semana do Bebê
A programação de eventos da semana entre segunda-feira (4) e sexta-feira (8) se estende em diversos pontos da cidade. Os bairros que já confirmaram ações em unidades de saúde, escolas municipais ou centros de assistência social são: Vila Ana, Jardim Esplanada, Rio Acima, Morada das Vinhas, Novo Horizonte, Jardim do Lago, Parque Centenário, Jardim Santa Gertrudes, Vila Comercial, Caxambu, Jardim São Camilo, Jardim Tarumã e Jardim Messina.
De acordo com a articuladora municipal do comitê interssetorial do programa Primeiríssima Infância, Maria Eugênia Orlato, as atividades não envolvem apenas ações, mas também capacitações e subsídios para os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. “Dessa forma, poderão dar continuidade a projetos que envolvam as famílias, os jovens e principalmente as crianças”, afirma.
Além da conquista do Prêmio Alas/BID na categoria “Innovation Award”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o programa Primeiríssima Infância desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) também teve neste ano o estímulo da redução da mortalidade infantil anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde de 10,62 para 9,71 óbitos para cada mil nascidos vivos.
Aleitamento Materno
Com uma caminhada no domingo (3), às 8h30, no Parque da Cidade, a Semana do Aleitamento Materno acontece em paralelo à 3ª Semana Regional do Bebê e reforça seus objetivos com foco na valorização da amamentação e da doação de leite materno em promoção do Hospital Universitário (HU) e do Banco de Leite Humano de Jundiaí.
José Arnaldo de Oliveira
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original